Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Livro analisa as mediações entre o rádio e as mídias sociais

Acaba de ser publicado o novo livro do pesquisador Marcelo Kischinhevsky, Rádio e mídias sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação (Ed. Mauad X).

O trabalho sistematiza resultados de pesquisa sobre a reconfiguração da indústria da radiodifusão diante da convergência midiática, desenvolvida ao longo dos últimos cinco anos junto ao Curso de Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ),

O livro aborda o rádio como um meio de comunicação expandido, que extrapola as transmissões em ondas hertzianas e transborda para as mídias sociais, o celular, a TV por assinatura, sites de jornais, portais de música. 

Um meio em que não apenas a escuta se dá em múltiplos dispositivos, ambientes e temporalidades, mas também a produção, a edição e a veiculação de conteúdos ocorrem com agilidade crescente e muitas vezes sem fronteiras. Discute ainda como o rádio hertziano é cada vez mais desafiado por novos atores do entorno digital (os chamados serviços de rádio social), ainda que permaneça relevante no novo ecossistema midiático.

Sobre o autor

Marcelo Kischinhevsky coordena o AudioLab (Laboratório de Áudio) e lidera o Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas, certificado pelo CNPq.

Lançamento
O lançamento oficial acontece no Rio de Janeiro, dia 14/9, às 19h, na Livraria Blooks (Praia de Botafogo, 316. Haverá também , no Rio de Janeiro). Haverá um pré-lançamento porocasião do Congresso da Intercom, que acontece em São Paulo, .

Abraços sonoros,

Nenhum comentário: