Caros leitores e leitoras.

sábado, 25 de junho de 2016

Depois de 176 anos, estúdio fotográfico mais antigo do mundo é fechado

Fonte: BokehThe Hyndu


Fundado em 1840, o estúdio Bourne and Shepherd, em Calcutá (Índia), o mais antigo do mundo ainda em funcionamento fechará suas portas. Ele acaba de perder uma batalha judicial pelo prédio original. O estúdio ficou conhecido por ter produzido retratos de conhecidas figuras religiosas da Índia, governantes e grandes celebridades do país como o vencedor do prêmio nobel de literatura Rabindranath Tagore e cineasta Satyajit Ray, ganhador de um Oscar.
Um dos grandes motivos alegados para a decadência final do estúdio foi a chegada da fotografia digital. “Como você pode esperar que um estúdio opere nesta geração onde todos estão clicando fotos de seus celulares e câmeras digitais?”, disse um funcionário do estúdio ao jornal The Hyndu. Antes disso ainda, em 1991, um incêndio não só complicou o estúdio financeiramente, mas destruiu preciosos registros históricos armazenados em forma de negativo.
O anúncio do encerramento de atividades se dá justamente uma semana após a exposição “Bourne and Shepherd: Figures in Time” (Bourne e Shepherd: Figuras do Tempo), em Deli, mostrando a história e de alta qualidade da produção realizada. O estúdio fotográfico leva o nome dos seus criadores, os britânicos Charles Shepherd e Samuel Bourne.
Na última década, o estúdio esteve envolvido em uma longa batalha judicial contra a Life Insurance Corporation of India (LIC), proprietária original do edifício. “Nós só tinhamos o edifício em locação e devido a um problema de espaço, e uma discrepância sobre o aluguel, eles queriam de volta. Abrimos um processo em 2002 e, finalmente, perdemos a batalha na justiça”, disse Jayant Gandhi, proprietário desde 1964. Agora, o futuro e legado do estúdio está nas mãos da LIC. Espera-se apenas que a instituição saiba preservar o legado histórico não só indiano, mas da fotografia mundial.

Nenhum comentário: