Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TV Digital: adiada a transição da TV analógica para o novo sistema de TV

Por Chico Sant'Anna

Autoridades temem que o sistema não funcione a contento durante os jogos olímpicos e nas eleições municipais. 

Olimpíadas, eleições municipais e crise econômica protelam no Brasil a transição do sistema de televisão analógico para o digital. Agora, neste ano de 2016, apenas Brasília, em outubro (após as olimpíadas e sem eleições municipais) e a cidade goiana de Rio Verde vão fazer a transição. Um segundo bloco de localidades fica para até 2018 e a transição total só em 2023.

Leia também:


Além de dificuldades técnico-operacionais, as autoridades demonstraram temor do sistema não estar funcionando a contento durante os jogos olímpicos do Brasil e também durante a campanha das eleições municipais. Ninguém quer correr o risco de ver o eleitor chateado por não ter acesso à telinha.
Outro fator que tem pesado na decisão é o baixíssimo nível das residências que já compraram aparelhos receptores de televisão digital, ou mesmo o conversor, denominado setop-box.
Transição 2
O segundo bloco de transição acontecerá em cerca de mil, dos mais de cinco mil  municípios brasileiros. Esse segubndo bloco será formado pelas capitais estaduais e suas respectivas áreas metropolitanas, todas as cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e outras 15 cidades de porte médio (com as respectivas áreas metropolitanas), nas quais o espectro eletromagnético estiver efetivamente congestionado e o desligamento se mostrar essencial para assegurar o funcionamento da internet em a banda larga móvel na faixa de 700 MHz.
Segundo informa Samuel Possebon, no informativo Telaviva News, "o que parecia quase impossível aconteceu": o governo, empresas de telecomunicações e emissoras de radiodifusão chegaram a um novo calendário que empurra por dois anos, para 2018, o switch-off desligamento do sistema analógico.

Bolsa TV

Para atenuar a dificuldade dequipar as residências com os conversores necessários à recepção de sinal digilta, o governo decidiu que nas cidades do bloco 2, e apenas nelas, serão distribuídas gratuitamente as caixas de recepção a todos os cadastrados no Bolsa Família, com garantia de que os conversores  serão equipados com o programa de interatividade Ginga C.
A idéia é que os conversores distribuídos gratuitamente assegurem a seus usuários a prometida inserção digital - acesso à internet - e que eles não sejam meros sintonizadores. 
Mesmo com adiamento, a conclusão total da transição de uma tecnologia a outra depende da efetiva liberação da faixa de 700 MHz, necessária às operações de banda larga móvel e pelas quais as teles pagaram cerca de R$ 9 bilhões em leilão.

Novo calenário
Pela proposta aprovada, em 2016 serão desligadas apenas as cidades de Rio Verde e Brasília, ficando as demais para até 2018 e um segundo grupo para até 2023. Em breve será publicada uma portaria alterando o cronograma até 2018 e depois será publicado um novo decreto com um cronograma formalizando o desligamento das demais até 2023, já que elas podem ter os canais remanejados para liberar a faixa de 700 MHz.
Brasília será o verdadeiro teste piloto. Se este ano a cidade não puder ser desligada (o que está previsto para outubro), haverá uma nova discussão.
Outra novidade é que o sinal analógico passa a ser transmitido em 16:9, o que cria duas faixas pretas na tela, que poderão ser usadas para uma publicidade mais agressiva sobre o desligamento. Também haverá a inserção de cartelas de publicidade na programação.

Nenhum comentário: