Caros leitores e leitoras.

domingo, 18 de outubro de 2015

Jornalista piauiense lança em Brasília biografia de Petrônio Portella

O ex-ministro da Justiça, Petrônio Portella, é tema do livro que o jornalista piauiense Zózimo Tavares, lança nessa segunda-feira, 19/10, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. “Petrônio Portella, uma biografia” celebra os 90 anos de nascimento do ex-senador e ex-ministro Petrônio Portella, que foi um dos primeiros articuladores do processo de abertura política no Brasil, tendo contribuído para a elaboração da Anistia durante o governo do generalJoão Figueiredo.
O livro de autoria do jornalista Zózimo Tavares, membro da Academia Piauiense de Letras, conta a trajetória política de Petrônio Portella, que foi deputado estadual, prefeito de Teresina, governador do Piauí e senador, além de presidente do Congresso Nacional por duas vezes.
Morreu prematuramente aos 54 anos, empenhado na missão de conduzir o Brasil à democracia.  Pelo papel que desempenhou na transição política, passou à história como “Arquiteto da abertura”.
Com 268 páginas, o livro está dividido em três partes. Na primeira, destaca o papel de Petrônio Portella como articulador da transição política do regime militar para a democracia. A segunda mostra a sua ascensão em Brasília. Já a terceira é dedicada à sua atuação política no Piauí.
O texto apóia-se em fotografias de época, registros na imprensa, documentos oficiais e depoimentos de contemporâneos sobre a intensa atividade política do biografado.
Ao compor a biografia de um dos mais influentes líderes civis do regime militar implantado em 1964, o livro mergulha nos bastidores da ditadura e recompõe episódios marcantes do período, como o AI-5, a “Lei Falcão”, a censura, a tortura, o “Pacote de Abril”, o Colégio Eleitoral, a abertura, a anistia, a reforma partidária e a transição.
O lançamento acontece ao meio-dia, da segunda 19/10, no plenário, 3º andar do Edifício-Sede do Conselho Federal da OAB (SAUS Quadra 5,Lote 1, Bloco M, Brasília).

O AUTOR
Zózimo Tavares é jornalista e escritor. Conta 35 anos de experiência profissional em rádio, jornal, televisão e assessoria de comunicação. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Piauí e foi secretário de Comunicação Social de Teresina em três administrações.

Já publicou livros de humor, cordel, jornalismo, literatura e biografias. Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Piauí, e licenciado em Letras–Português pela Universidade Estadual do Piauí. É pós-graduado em Comunicação e Marketing pela UFPI, onde foi também professor. Tem pós-graduação ainda em Linguística.

Nenhum comentário: