Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Brasília sedia I Fórum de Comunicação nos Legislativos Brasileiros

Por Deraldo Goulart


O I Fórum de Comunicação nos Legislativos Brasileiros será realizado no Senado Federal, entre os dias 16 e 18 de setembro. O encontro  vai reunir profissionais que atuam na área para tratar das questões atuais dos meios de comunicação nos Legislativos. Durante três dias, acadêmicos e profissionais como assessores de imprensa, analistas de marketing, jornalistas, relações públicas, radialistas, cerimonialistas, publicitários e especialistas em mídias sociais, irão discutir as inovações e as principais tendências do setor, e apresentar soluções de sucesso em suas Casas Legislativas.
Busca-se, assim, a viabilização de novas parcerias entre elas e principalmente caminhos alternativos que levem à compreensão do funcionamento do Parlamento ao mais humilde Cidadão. Para que este objetivo seja alcançado estarão presentes comunicadores do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, de Tribunais de Contas, de Assembleias Legislativas e de Câmaras Municipais de todo o país.
Hoje, nos sistemas de comunicação montados nos Legislativos, podemos identificar diversas tendências, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Em pequenos municípios, principalmente do interior, é comum a terceirização da mão de obra e de serviços para produtoras locais, estaduais e até mesmo regionais.
No Senado e na Câmara dos Deputados, há um misto com predominância dos funcionários que foram efetivados por concurso público, mas que conta com uma numerosa mão de obra terceirizada e de assistentes parlamentares trabalhando nos veículos das Casas. Cada uma com seu estilo de cobertura, apesar de terem sido originadas de uma mesma Lei e de estarem tão próximas.
Discutir e debater esses temas é de suma importância para a democracia, pois todos esses servidores – efetivos, comissionados, assessores e terceirizados – conhecem seus limites como executores deste serviço que oferece transparência sobre a atividade parlamentar e dá conhecimento do dia a dia dos parlamentares. Mas a recíproca também é verdadeira, pois, a cada vez que levamos os questionamentos do povo para dentro do Legislativo, sua voz ecoa nos plenários de todo o país, levando aos legisladores um pouco dos anseios e questionamentos do cidadão.

O evento é direcionado aos cerca de trinta mil profissionais de comunicação que atuam nas diferentes casas legislativas de todo o Brasil. A programação foi cuidadosamente elaborada pela diretoria da Associação dos Profissionais de Comunicação do Senado Federal - Comsefe, que convidou os debatedores e propôs temas com o intuito de fomentar  a troca de experiências, o fortalecimento e o desenvolvimento da comunicação entre as Casas dos Legislativos. Da união e da integração de todos os comunicadores que atuam nos Legislativos brasileiros poderão surgir iniciativas que aproximem as respectivas Casas, que dão voz e visibilidade aos cidadãos brasileiros.

Nenhum comentário: