Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

CPLP lança programa de fomento à produção audiovisual

O programa conta com orçamento de cerca de 3 milhões de euros e terá coordenação executiva da CPLP, do Instituto do Cinema de Portugal (ICA) e da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura do Brasil.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lançou em Lisboa, na última semana, o Programa de Fomento à Produção e Difusão de Conteúdos Audiovisuais, que tem o objetivo de aumentar o intercâmbio cultural entre os nove países membros – Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Em agosto serão promovidos concursos nacionais em todos os Estados membros da comunidade para a seleção de projetos nas áreas de documentário e ficção. As inscrições ficarão abertas até final de outubro e e as comissões de seleção vão escolher os vencedores entre os meses de novembro e dezembro. As obras serão produzidas em 2016 e exibidas em canais públicos dos nove países em 2017.
O programa conta com orçamento de cerca de 3 milhões de euros e terá coordenação executiva da CPLP, do Instituto do Cinema de Portugal (ICA) e da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura do Brasil. Do valor disponível, um milhão de euros foi aportados por Portugal e os 2 milhões de euros restantes pelo Brasil, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.

Projetos de documentários selecionados receberão aporte de 50 mil euros cada. Já os projetos de telefilmes receberão 40 mil euros em Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Principe e Timor Leste, e 150 mil euros nos demais países. "Em todos os exercícios teremos programas de capacitação técnica e artística através de oficinas e plantões de supervisão, além de exercícios de planejamento executivo para as etapas de produção e difusão envolvendo reuniões com todos os países da rede", explica Mario Borgneth, coordenador da unidade técnica de execução do programa.

Nenhum comentário: