Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

TV Senado estréia multiprogramação ao vivo no You Tube

Por Aluisio Oliveira

A TV Senado começa a operar com multiprogramação ao vivo em dois canais no You Tube nesta terça-feira (25). No decorrer de 2015, serão implantados mais seis canais.  Segundo o Google, será a primeira emissora no mundo a fazer multiprogramação ao vivo no You Tube, sem edição e sem cortes.
O canal da TV Senado pode ser acessado aqui. 
Com a transmissão simultânea com o canal aberto, o internauta terá a vantagem de poder voltar até quatro horas na programação já exibida.  Assim, às 18h, será possível retornar a transmissão e assistir a sessão plenária desde o seu início às 14h.  




O canal TV Senado 1 exibirá a programação normal da emissora.O canal 2 veiculará outra atividade legislativa que esteja ocorrendo simultaneamente com a atividade veiculada no canal principal.  O canal 2 só permanecerá disponível no You Tube enquanto houver atividade ao vivo a ser transmitida.
Na terça feira, 25 a transmissão do canal um inicia-se às 9h com a veiculação ao vivo da reunião da Comissão de Ciência,  Tecnologia e Inovação que deverá votar, entre outros, o PLS 54/2014, do senador José Agripino, que deduz do imposto de renda investimentos em start-ups; e o PLS 18/2012, do senador Ciro Nogueira, que determina que os usuários devem ser alertados sobre fim de descontos em serviços de telecomunicações. 
Às 9h30, o canal 2 passa a transmitir ao vivo, do Auditório Petrônio Portela, a abertura da VII Semana de Valorização da Primeira Infância, que irá debater de 25 a 27 as neurociências e as ações na área da educação. 
Agora, será possível acompanhar debates e votações e compartilhar opiniões simultaneamente.
Além dos oito canais ao vivo, está previsto para 2015 a publicação no You Tube das íntegras das atividades legislativas (reuniões das comissões e sessões plenárias) no mesmo dia da gravação. E a TV Senado, em conjunto com o Prodasen e o CEDOC-Multimídia está trabalhando para que, até 2017, seja  disponibilizado todo o acervo legislativo gravado pela emissora desde a sua criação.  Todo o conteúdo será publicado com uma qualidade de imagem superior à que hoje é oferecida pelo site da TV Senado. 

A TV Senado já possui um canal de vídeos no You Tube, desde dezembro de 2010. Mas, só a partir de abril de 2014, com o início das negociações com o Google para a disponibilização da multiprogramação ao vivo, foi possível publicar o acervo de mais de 42 mil arquivos de vídeos disponíveis no site da emissora.  
Apenas no período de abril a novembro,  esse conteúdo já foi visualizado 936.294 vezes, com 4.702.378 minutos assistidos. Desse total, 90% dos vídeos referem-se a conteúdo legislativo. São vídeos com discursos de Senadores no plenário, debates e votações de matérias, entrevistas com parlamentares e matérias jornalísticas sobre as atividades legislativas.

Nenhum comentário: