Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Após 36 anos, Globo tira da TV o Telecurso. Agora, só na web

Com base no texto der Bárbara Sacchitiello, no Meio & Mensagem

Desde o dia 15 de novembro, o programa Telecurso não pode mais ser assistindo na televisão. Ele saiu do ar. Depois de 36 anos fornecendo apoio educacional e formação técnica por meio da TV, o projeto migrará integralmente para a internet, em uma plataforma da Globo.com. 
A dúvida que surge, é se os cidadãos brasileiros que precisam aprender as primeiras letras e algarismos terão condições de interagir com a internet.
A presença de computadores nas residências brasileiras mais do que triplicou na primeira década de 2.000. Ainda assim, menos da metade da população, segundo o censo de 2010, tinha um PC em casa. Em 2013, segundo estudos Marplan/EGM da Ipsos, a internet chegava a 57% dos brasileiros. Já a televisão, neste mesmo ano, se fazia presente em 95,1% dos lares
Apesar de a televisão ainda ser o meio de maior penetração entre todas as classes e em todas as regiões do Brasil, Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, diz que “o portal representa um movimento de expansão do Telecurso, já que amplia as possibilidades de acesso, a qualquer hora e de qualquer lugar, às teleaulas e aos conteúdos, seja via computador, celular ou tablet”, diz ele.
O Telecurso, desenvolvido entre a Globo e a Fundação Roberto Marinho, ficou na TV até 14 de novembro; Ele e o Globo Rural — exibido na sequência, vai aposentar a edição diária — serão substituídos por séries até o final do mês e, a partir de dezembro, por um novo telejornal, o Hora Um, apresentado por Monalisa Perrone.
Para divulgar a mudança do Telecurso, a Globo criou uma série de filmes, destacando o histórico do Telecurso, que já atendeu sete milhões de estudantes e teve parceria com 1,5 mil instituições de ensino. 

Nenhum comentário: