Caros leitores e leitoras.

domingo, 24 de novembro de 2013

Sistema Brasileiro de Radio Digital é tema de conferência, no Rio

De 26 a 28 de novembro, acontecerá na PUC-Rio a Conferência Internacional Espectro, Sociedade e Comunicação 2 (ESC2). O foco do evento será o futuro Sistema Brasileiro de Radio Digital (SBRD) e as possibilidades de interatividade desse meio. O evento inclui sessões de apresentação de artigos, oficinas práticas de rádio digital e mesas de debate.

A Conferência acontece em um contexto de discussões fundamentais para o futuro do rádio no Brasil. O momento é de construção do SBRD e o ponto central é a escolha por um padrão técnico. Uma escolha entre o sistema Digital Radio Mondiale (DRM), desenvolvido por um consórcio aberto com membros de todo globo, e o sistema HD Radio, propriedade de uma empresa estadunidense. Diante desse panorama, o ESC2 reúne pesquisadores do Brasil e da Europa buscando, por meio das experiencias trazidas pelos participantes, fomentar as discussões em torno do desenvolvimento e regulamentação do SBRD.
 
   

A exemplo que aconteceu com o processo de adoção da TV digital, a implementação do sistema digital de rádio trará novas possibilidades para o meio radiofônico no país. A digitalização do sistema otimizará a ocupação do espectro eletromagnético, permitindo o aumento do número de emissoras, além da possibilidade da multiprogramação e da interatividade para o ouvinte. O Brasil já adotou para a TV digital o Ginga, uma sistema 100% nacional que permite a transmissão e execução de aplicativos interativos no receptor. A Conferência contará com palestras e oficinas de pesquisadores da PUC-Rio especialistas em Ginga, que irão discutir as possibilidades de interatividade para o rádio digital brasileiro.
  

Ou seja, assim como na TV digital, a implementação do sistema digital irá trazer para o meio do rádio várias funcionalidades já conhecidas pelo ouvinte na internet. É por isso que não se deve confundir rádio digital com webrádio, que são transmissões, ao vivo ou não, de programas sonoros pela internet. A diferença fundamental entre webrádio e rádio digital está no meio de transmissão. As webrádios funcionam na internet, na estrutura de cabos óticos e telefônicos, propriedade de empresas de comunicação. Já o rádio digital continuará funcionando por meio de ondas eletromagnéticas, emitidas e captadas no espectro radioelétrico, bem comum dos cidadãos. O rádio digital é uma evolução do rádio como conhecemos.  
   

Esse assunto ganha ainda mais relevância diante do cenário legal que propicia. Atualmente discussões sobre as novas possibilidades de regulamentação são intensas tanto no Brasil como em outros países da América Latina. Na Argentina, por exemplo acaba de ser aprovada a Lei de Mídia que limita as propriedades cruzadas de meios de comunicação por grandes conglomerados de mídia. Recentemente o Governo Federal brasileiro decretou a migração das rádios AM para FM, aumentando a ocupação dessa faixa de frequência. Um projeto de lei de iniciativa popular da comunicação social eletrônica, conhecido como “Lei da Mídia Democrática”, está em plena discussão nas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Cultura e Educação do Congresso Nacional. Tal projeto propõe uma nova lei geral de comunicação buscando garantir mecanismos democráticos de regulamentação dos meios. Junto com a proposta do Marco Civil da Internet, esses projetos constituem início de amadurecimento nessa área no Brasil, que ainda está em uma estágio muito atrasado.
   
   
PROGRAMAÇÃO
Terça, 26 de Novembro de 201309h00-09h30    Inscrição
0
9h30-10h10 


Mesa de Abertura * Prof. Dr. Luiz da Silva Mello – Decano do CETUC * Dr. Marcio Ferreira Moreno – Telemídia, PUC-Rio * Pedro Martins – Amarc Brasil * Prof. Dr. Pedro Peixoto Ferreira – Unicamp
1
0h10-11h40 



Oficina I – Demonstração de rádio digital utilizando o padrão Digital Radio Mondiale e recursos como multiprogramação * Rafael Diniz – Telemídia, PUC-Rio * Msc. Friederike Maier – Leibniz University of Hannover – LUH, Germany
1
1h40-12h00    Coffee Break
1
2h00-13h00 


Palestrante Convidado Contribuições da academia nacional para os sistemas brasileiros de TV e rádio digitais * Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes Soares – PUC-Rio
1
3h00-14h30    Almoço
1
4h30-15h30    Apresentação de Artigos I – Legislação e Direito à Comunicação
1
5h30-16h00    Coffee Break
1
6h00-18h30 


Sessão Técnica I – Legislação e Direito à Comunicação
A
s leis de comunicação atuais inseridas no contexto do direito à comunicação e os critérios devem estar presentes em uma nova lei dos meios no Brasil * Ms. Arthur William – AMARC * Dr. Octavio Pieranti (video conferência) – Ministério das Comunicações * Profa. Dra. Nélia Del Bianco – Un* Mario Celso Sartorello – Arpub, EBC * Prof. Dr. Marcos Dantas – ECO-UFRJ Moderação: Prof. Dr. Pedro Peixoto Ferreira – Unicamp
Q
u
arta, 27 de Novembro de 2013
09
h00-10h00 

Apresentação de Artigos II – Interatividade e inovação no Rádio Digital / Regulamentação, Uso e Compartilhamento do Espectro
10h
00-10h30    Coffee Break
10h
30-13h00 


Sessão Técnica II – Interatividade e Inovação no Rádio Digital 
De
 que forma o Rádio Digital irá mudar o rádio como conhecemos com a introdução de novas ferramentas como interatividade, multiprogramação, som surround, alerta de emergência, distribuição de informações do tráfego rodoviário, redes de frequência únicas e outras. 
Prof. Dr. Rafael Evangelista – Labjor - Unicamp 
Prof. Dr. Guido Lemos – UFPB 
Msc. Friederike Meier – Leibniz University of Hannover 
Bráulio Ribeiro – Radio Nacional da Amazônia EBC 
Me
diação: Rafael Diniz – Telemidia PUC-Rio
13h00-14h30    Almoço
14h
30-16h00 


Oficina II – Mini-curso de desenvolvimento para o Ginga-NCL e possibilidades de interatividade no Rádio Digital 
Laboratório Telemídia, PUC-Rio
16h
00-16h30    Coffeebreak
16h
30-17h30 


Grupo de Trabalho – Regulamentação, uso e Compartilhamento do Espectro 
Im
plementações abertas de rádio digital, rádio digital nas distintas bandas de radiodifusão (OM, OT, OC e VHF), canal de retorno e o rádio como meio de difusão de conteúdo digital. 
Co
ordenador: Francisco Caminati – Unicamp 
Re
lator: Silvio Rhatto – Sara
Qui
n
ta-feira, 28 de Novembro de 2013
09h0
0-11h30 


Sessão Técnica III – Regulamentação, Uso e Compartilhamento do Espectro 
No c
ontexto da necessidade de se democratizar o acesso aos meios de comunicação, da realocação de canais de rádio, tv e telefonia móvel, possibilidade do uso de 20kHz para os canais digitais na faixa do AM e 100kHz para VHF, quais são os pontos críticos de uma política que permita uma nova canalização e compartilhamento do espectro. 
* Síl
vio Rhatto – Saravá 
* Prof. Dr. Sérgio Amadeu – UFABC * Ms. Thiago Novaes – UnB 
*
 DrFrancisco Caminati – Unicam
Mode
ração: Prof. Dr. Pedro Peixoto Ferreira – Unicamp
11h30
-12h00    Coffeebreak
12h00
-13h00 


Grupo de Trabalho – Espectro Livre e o novo marco legal das comunicações no Brasil 
Coor
denador: Ms. Thiago Novaes – UnB 
Relator: Prof. Dr. Pedro Peixoto Ferreira – Unicamp
13h00
-14h30    Almoço
14h30-16h00    Apresentação dos Resultados dos GTs
16h00
-16h30    Coffee Break
16h30
-18h30 


Mesa de encerramento 
Prod
ução da carta da conferencia endereçada ao Conselho Consultivo do Rádio Digital (CCRD) - MINICOM

Nenhum comentário: