Caros leitores e leitoras.

sábado, 2 de novembro de 2013

"Occupy Wall Street" é tema de exposição fotográfica e documentário em Brasília

Artistas brasilienses lançam testemunhos em fotografia e cinema sobre transformações na sociedade contemporânea


Os testemunhos de dois artistas brasilienses sobre fenômenos contemporâneos emergentes como a sociedade em rede e a ocupação não convencional de espaços públicos é tema de uma programação dupla na  Livraria Cultura do Casa Park, em Brasília, na segunda-feira, 4 de novembro.
O fotógrafo Paulo Laboissiere traz a exposição Occupy Wall Street, enquanto o cineasta Mário Salimon faz a primeira apresentação pública de seu novo longa metragem Hierarquia: conversas depois do fim de um mundo. O coquetel de abertura da exposição acontecerá logo após a exibição do filme, que começa às 18h30. 
A mostra permanece aberta até o dia 30 de novembro.


Veja aqui um trailer do documentário.
O filme pode ser comprado ou alugado em www.hierarquia.org .




A Livraria Cultura fica no Shopping Casa Parque, EPIA.

Tanto a exposição fotográfica como o filme retratam um momento em que as sociedades expressam inconformância, ora difusa, ora bem articulada, com o estado atual das coisas. Temas como escassez artificial, redes sociais mais distribuídas que centralizadas, autonomia do sujeito e contestação do uso regular dos espaços públicos são tratados na obra dos dois artistas.

Occupy Wall Street é uma série de fotos de Paulo Laboissiere, feitas em diversas incursões pela ocupação do Zuccotti Park, ao lado de seu trabalho. O movimento, que começou em 2011 em Manhattan, acabou se espalhando rapidamente para cidades como Los Angeles, San Francisco, Chicago, Boston e até mesmo Frankfurt. A abordagem de Paulo Laboissiere é aquela de um observador impessoal. Sua câmera é  quase inconspícua e suas técnicas são de mínima intervenção no espaço fotografado. “Para cada geração existem eventos que sempre definem e moldam um período da história. Eu sabia que OWS ia ser um desses”, diz ele.

Hierarquia e sociedade em rede - Hierarquia – conversas depois do fim de um mundo é um documentário em  longa metragem produzido por Mário Salimon e que envereda pelas ideias do filósofo Augusto de Franco e do “emaranhado” de pessoas com que ele convive. Neste filme de cerca de hora e meia, discutem-se temas oportunos e quentes como escolarização, democracia, redes, autocracia e, é claro, o papel da hierarquia no tecido da sociedade. A ideia central discutida no filme é a existência de um padrão de organização – a hierarquia – que, mais do que imposto pela força, é assimilado naturalmente pelas pessoas ao longo de um processo de 8 mil dias de bitolação nos meios familiar, escolar, militar, político e laboral. Esse padrão reforçaria um modelo de comando e obediência em que a autocracia se firmaria como modo operante. Não haveria espaço verdadeiro para a democracia nesse contexto. A mudança traria sempre novos autocratas e não mais distribuição de poder.  

Laboissiere e Salimon são amigos desde os anos 80, quando compartilharam o entusiasmo com a cena musical da capital e o gosto comum por rock progressivo e sintetizadores. Ainda que tenham seguido caminhos profissionais distintos, continuam unidos pelas artes, compondo e gravando no duo Wave Playground e colaborando mutuamente nos projetos de cinema e fotografia que desenvolvem. Durante longas caminhadas e conversas, em Nova Iorque e Brasília, os dois conceberam e planejaram diversas incursões pelo mundo das artes, das quais são parte os produtos que serão exibidos no dia 4.

Fontes externas
www.mariosalimon.com
www.hierarquia.org

http://blogs.mariosalimon.com/jorn/musica/wave-playground/

Nenhum comentário: