Caros leitores e leitoras.

domingo, 24 de novembro de 2013

La Plata: formando um novo tipo de jornalista na Argentina

Por FC Leite Filho, no blog Café com Política
Por que os meios de comunicação, tão abrangentes no seu alcance, não abordam temas que falem de perto às populações? Tomemos, por exemplo, a Educação. Quem tem dúvidas de que campanhas massivas de TV, rádio, jornais e internet seriam capazes de mobilizar vontades e engajar governos e sociedade num arrrastão para superar nosso fosso educacional? Em vez de priorizar os assaltos, crimes passionais, mexericos de celebridades e outros tipos de sensacionalismo que só emburrecem a população, por que não voltar um pouco as câmeras para incentivar a a construção, reforma e conectividade das escolas para que nelas os alunos se sintam mais úteis e diminuam a evasão que atinge mais de 50% na maioria dos países emergentes, inclusive o Brasil?

Foi na Universidade Nacional de La Plata a instalação do primeiro curso de Jornalismo da América Latina. Veja abaixo a reportagem de Leite Filho para o Café na Política
(O Café na Política é um programa de meia hora transmitido pela TV Cidade Livre de Brasília, Canal 8 da NET  (só no Distrito Federal), às segundas, às 7 da manhã, às quartas, às 19, e às quintas-feiras, às 13 horas. É também reproduzido no Youtube, desde seu início, há quatro anos)

Este é um dos propósitos da Faculdade de Periodismo e Comunicação Social da Universidade de La Plata, que o cafenapolitica.com.br, visitou na Argentina, ouvindo professores e alunos. Com cinco mil alunos, 800 ingressados a cada ano, esta que tem o pioneirismo de ser o primeiro curso superior de Jornalismo, fundado em 1934, dedica-se à formação deste novo profissional. É sabido que milhares de faculdades ao redor do mundo despejam todo ano o que entendemos por  jornalistas de mercado. Trata-se do profissional dedicado a abordar  não penas em seus noticiários, mas principalmente em suas novelas, filmes e programas de auditório, o sensacionalismo, a violência e a vida fútil dos magnatas. Por apelar para os instintos menos nobres do público, esses temas acabam entretendo e cativando audiências passivas cada vez maiores, o que multiplica algumas vezes os lucros dos gigantes da comunicação, mas ao mesmo tempo desembocam na marginalização e empobrecimento das nossas populações.
Os repórteres FC Leite Filho e Helena Iono passaram todo o dia 4 de novembro de 2013 dia em La Plata, uma segunda-feira especialmente movimentada, pois havia eleição para o diretório acadêmico, em que disputavam quatro diferentes chapas, para conhecer de perto os projetos e realizações desta instituição dirigida pela jornalista e professora Florencia Saintout, lá entrevistando o vice-diretor Carlos Ciappina, professores e estudantes.

Nenhum comentário: