Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comunicação é tema de encontro para desenvolvimento em pesquisa e extensão rural


Da Ascom do MDA


A comunicação como ferramenta de extensão para levar informação tecnológica aos agricultores e contribuir para seu desenvolvimento e qualidade de vida. Este tema reúne, até a próxima sexta-feira (29), em Brasília, comunicadores da Embrapa, das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária e das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural de todas as regiões brasileiras.

Cerca de 70 profissionais de comunicação participam do workshop Comunicação para o desenvolvimento na pesquisa e na extensão rural, com o uso de rádio e TV, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com o objetivo de integrar ações de comunicação para o desenvolvimento da extensão rural. A expectativa dos organizadores é construir uma rede temática de comunicação, pesquisa e extensão rural que apoie a divulgação de inovações tecnológicas e o desenvolvimento da agricultura nacional.
“As áreas de comunicação e de informação tecnológica são importantes para que a gente possa chegar a apontamentos, dentro do conjunto de políticas públicas, que ajude a consolidar um modelo democrático de informação e de acesso à pesquisa”, disse o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, na abertura do evento.
Sobre a principal meta do workshop, a gerente geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Lúcia Beltrão, resumiu: “Unir pesquisa e extensão, no campo da comunicação, e fazer o conhecimento chegar ao agricultor; que se possa não só fazer transferência de conhecimento, mas fazer com que os produtores se apropriem desse saber.”
“Não basta produzir ciência, é preciso comunicar. A transmissão do conhecimento para o desenvolvimento se torna cada vez mais importante”, complementou o diretor- executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf.
Além de Waldyr Stumpf, o evento contou em sua abertura com a presença do coordenador-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, José Luis Sóter; do diretor da Emater/DF, Carlos Antônio Banci; do chefe substituto do departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Otávio Basaldi; da chefia de Comunicação da Embrapa; e do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.
José Luis Sóter assinalou que a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária possui, em quase quatro mil municípios brasileiros, cinco mil emissoras de rádio que produzem conteúdo para o homem do campo.

Nenhum comentário: