Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

TV Senado debate propaganda infantil

A publicidade de alimentos é apontada pelos especialistas como uma das principais causas do excesso de peso de crianças e adolescentes no país. Dados do IBGE mostram que uma em cada três crianças está acima do peso e 15% estão obesas. Segundo pesquisa da Universidade de Brasília, 96% dos alimentos divulgados em comerciais infantis não são saudáveis. O Repórter Senado de novembro entra nesse assunto polêmico.
O programa vai discutir os projetos que estão no Congresso e tratam da regulamentação da publicidade dirigida às crianças. Alguns estabelecem restrições como a proibição de anúncio de alimentos com excesso de sódio, açucar e gordura. Outra proposta proíbe todo tipo de propaganda voltada para crianças até 12 anos de idade. 

Leia também

Para os representantes de organismos de proteção da infância, toda propaganda voltada a crianças até 12 anos é abusiva, já que o público infantil é considerado vulnerável aos apelos comerciais. De outro lado, representantes de empresas e do mercado publicitário defendem que qualquer tipo de proibição pode ser censura à liberdade de expressão.  
    

 Veja aqui a chamada de programação 



O Estado deve estabelecer regras para o mercado voltado ao público infantil? É dever da família acompanhar o desenvolvimento da criança e decidir o que ela pode ou não ter acesso? A publicidade infantil deve ser proibida? Quais as consequências do bombardeio de mensagens comerciais para esses futuros adultos? A regulamentação da publicidade de alimentos não saudáveis é uma questão de saúde pública? O Repórter Senado de novembro vai discutir essas e outras questões com representantes do governo e de instituições de proteção à infância, parlamentares, juristas, educadores, pais e responsáveis.

ESTREIA : Sábado, 09/11 - 12h30 e 22h30                          
Reprise: Domingo, 10/11 - 9h e 17h 

Nenhum comentário: