Caros leitores e leitoras.

domingo, 11 de agosto de 2013

Luis Humberto é tema de exposição do Museu da Fotografia Documental.

Texto enviado por Roberto Castello

O Museu da Fotografia Documental trás em sua primeira edição de fotógrafos convidados uma coletânea do aclamado fotografo Luis Humberto, um dos maiores nomes da fotografia nacional, em especial do fotojornalismo.
Formado em arquitetura pela universidade do Brasil, foi cofundador da Universidade de Brasília, fotografou profissionalmente para as revistas Veja, Quatro Rodas, Realidade. Isto É e Claudia. 
O fotografo é considerado uma referencia histórica no fotojornalismo Brasileiro e é mestre da contemporânea geração de fotojornalistas da Capital Federal.
Para visitar o trabalho fotográfico de Luiz Humberto, clique aqui.


Museu da Fotografia Documental (MFD) é uma experiência pioneira no reconhecimento da fotografia documental como ferramenta de reflexão para a fotografia brasileira e de determinados cenários socioculturais, econômicos e políticos do país.
O MFD é o primeiro web museu do Brasil voltado exclusivamente para a fotografia documental. A missão é difundir a fotografia documental como produto cultural.  tornar conhecida a fotografia documental, cujo principal valor é ilustrar uma determinada época de modo a permitir o entendimento futuro dos fatos que marcaram aquele tempo.A fotografia documental abrange diferentes aspectos da natureza humana e é fundamental para o resgate histórico e cultural de nosso passado.
Grande vencedor do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, realizado em 2012, o Museu da Fotografia Documental é fruto do trabalho da Organização Terra Vermelha Cultural, uma instituição do terceiro setor sem fins lucrativos que tem por objetivo a difusão da fotografia como patrimônio cultural, histórico e da antropologia visual.
Fomentar a disponibilização de imagens sobre a vida e o modo de fazer do homem brasileiro é nosso objetivo principal. Elevar a fotografia ao status de documento é a razão do Museu da Fotografia Documental.

O MFD tem a intenção de criar o incitamento necessário para outras obras fotográficas documentais ainda não reveladas e podemos abrigar acervos fotográficos que estão sob a guarda de particulares e de organismos públicos e privados e que não encontram maneiras de apresentá-los ao grande público.

Nenhum comentário: