Caros leitores e leitoras.

domingo, 23 de junho de 2013

Norte-americano não confia em sua própria imprensa

Da HispanTV, tradução da redação do Vermelho, publicado anteriormente em Pátria Latina

Mais de 77% dos estadunidenses não confiam nos principais meios de comunicação, inclusive nas reportagens de televisão emitidas em seu país, de acordo com uma pesquisa realizadas entre 1º e 4 de junho, com perguntas por telefone a 1.529 adultos em todo o território nacional. Deste total, só 23% dos estadunidenses dizem ter confiança nas instituições noticiosas do país, enquanto a porcentagem foi de 25% em 2012 e 28% em 2011.
Os leitores de notícias encontraram melhores maneiras de aceder a essas áreas, seja por meio das páginas de internet ou redes sociais, cuja expansão foi global, o que torna difícil para o setor noticioso imprenso manter uma boa posição. Os jornais e a televisão ocuparam um lugar inferior na lista de confiança entre 16 instituições da sociedade, e ficaram junto com os bancos, o Congresso e as grandes empresas.
Os estadunidenses em todos os grupos demográficos, conservadores, moderados e liberais experimentaram, em geral, uma queda de confiança sobre os principais meios de informação desde os anos 2000, mas a situação foi agravada desde 2007, de acordo com o estudo.
A ampla e desigual cobertura dos principais meios de comunicação sobre acontecimentos internacionais, incluídos a agressão israelense contra os palestinos, o escândalo de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA), denunciado por Edward Snowden, e o caso dos atentados à maratona de Boston, que não foi resolvido, deram origem à iniciativa da pesquisa.

Nenhum comentário: