Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Edital da EBC não prevê seleção de jornalistas

Já saiu o edital da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC. Não há vagas para jornalistas, nem publicitários, nem relações públicas. Haverá seleção de radialistas com exigência de formação acadêmica de nível médio.
As vagas de nível superior – analista são as do quadro abaixo: Advocacia, quatro vagas mais cadastro reserva; Contabilidade, uma vaga, Criação e Desenvolvimento na Web e Plataformas Digitais, uma vaga, mas cadastro reserva; Engenharia de Rádio e Televisão, duas vagas, mais cadastro reserva; Engenharia de Software, uma vaga, mais cadastro reserva; Estatística, uma vaga, mais cadastro reserva; e Medicina do Trabalho, duas vagas, mais cadastro reserva.

Radialistas

A EBC utiliza um estranho critério para definir o perfil dos profissionais que deseja.  Serão selecionados, por exemplo, doze Técnicos de operações na função “apoio a imagem”. A gama de funções que este profissional terá que dominar é impressionante:
Operar e/ou alterar a seqüência dos créditos dos programas ao vivo e gravados, filmes, vinhetas e chamadas; operar teleprompter; preparar e/ou alterar a seqüencia de paginação dos scripts; conferir as máquinas para gravação e reprodução de programas; controlar os níveis de áudio e de vídeo durante a gravação e reprodução, além de desempenhar atividades afins e correlatas.
Também serão oferecidas doze vagas para Técnicos de operações na função “auxílio operacional”.  Para esta função, a EBC espera que o profissional domine efetivamente os sete instrumentos. Segundo a “síntese das atribuições”, publicada no edital da EBC, o profissional deverá dominar da marcenaria à produção de gravações externas. Confira o que foi publicado:  Auxiliar na iluminação e nas captações de áudio e vídeo; auxiliar na construção e reparo de cenários, adereços e mobiliários; auxiliar na montagem, desmontagem e adaptação de peças de cenários; auxiliar no transporte, inclusive na movimentação de cabos e outros periféricos, preparação e operação de equipamentos utilizados nas captações de áudio e vídeo; assistir às equipes de jornalismo, produção ou programação nas gravações externas e/ou transmissões ao vivo, além de desempenhar atividades afins e correlatas.
Também existem vagas para Técnicos de operações na função “transmissão”, três vagas mais cadastro reserva; Técnico de Produção e Manutenção de Empresa de Comunicação Pública na função “ Edição e Finalização de Imagem”, 12 vagas mais cadastro reserva;  e também 12 vagas na função “Programação”, mais cadastro reserva.
O Edital foi publicado no Diário Oficial e pode ser acessado aqui

Nenhum comentário: