Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 16 de abril de 2013

“A cobertura da imprensa brasileira sobre as religiões" é o tema do programa “Jornalismo em Debate”, na Rádio Ponto UFSC, hoje


Matéria produzida por Guilherme Longo, graduando em Jornalismo da UFSC 


“Jornalismo em Debate” retorna à programação da Rádio Ponto UFSC, nesta terça-feira, dia 16, a partir das 16h, com o tema “A cobertura da imprensa brasileira sobre religiões: fé da imprensa ou mídia laica?”. Nesta primeira edição do ano de 2013, os convidados vão debater como a fé e as manifestações religiosas são retratadas pela imprensa em um país definido como laico pela sua Constituição.

Todas as religiões praticadas no Brasil têm espaço nas emissoras de rádio, canais de televisão ou mídias impressas do país?  Como se comportou a imprensa brasileira na recente cobertura da eleição do Papa Francisco I? Estas e várias outras questões sobre o tema vão ser abordadas no programa desta terça-feira.

Já estão confirmados para a mesa de debates o jornalista da TV Senado Chico Sant’Anna, o jornalista e professor da UFG e PUC-Goiás Luiz Signates, o professor do Instituto de Teologia de Santa Catarina Domingos Nandi e o escritor e colunista do Diário Catarinense Fábio Brüggmann. A produção do "Jornalismo em Debate" está em contato com outros especialistas e jornalistas para também participarem do debate.

O programa vai ao ar a partir das 16h desta terça-feira, com uma hora e meia de duração. É transmitido pela Rádio Ponto UFSC - www.radio.ufsc.br - e em rede pela Rádio Joinville Cultural 105.1 FM. Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

Neste semestre, “Jornalismo em Debate” passa a ser transmitido mensalmente, produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, orientados pela professora Valci Zuculoto. O programa, mediado pelo professor Áureo Moraes, integra a Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC).

Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como jornalismo internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas sobre educação, de tragédias como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa.

No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam: os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail: jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

Mais sobre os convidados desta edição:


  • Chico Sant’Anna: jornalista da TV Senado, com mestrado pela Universidade de Brasília e doutorado sobre as mídias das fontes na Universidade de Rennes – 1, na França.
  • Luiz Signates: professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUG-GO). É coordenador dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação, Cidadania e Política da UFG e Comunicação e Cidadania da PUC-Goiás.
  • Domingos Nandi: professor do Instituto de Teologia de Santa Catarina, com mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Pontifício Salesiana e doutorado na mesma área pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atua nas áreas de liturgia e novas tecnologias de comunicação.
  • Fábio Brüggmann: Escritor, editor e roteirista, natural de Lages, produz a coluna “Penso” do Caderno de Cultura do Diário Catarinense, veiculada aos sábados, debatendo os principais assuntos da semana


Nenhum comentário: