Caros leitores e leitoras.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Jovens produzem rádio em área carente de Samambaia - DF

Por Jéssica Moura, do Campus-online



O projeto Radialistas do Futuro, criado em 2002 pelo jornalista Edvaldo Ferreira na área da expansão de Samambaia, ensina técnicas de radiojornalismo a jovens de baixa renda entre 8 e 17 anos que vivem na comunidade. A ideia da iniciativa é promover a ocupação saudável do tempo disponível desses jovens quando não estão na escola.
Ferreira afirma que o projeto “tem a intenção de lançar um novo olhar na discussão de temas relacionados à juventude, a partir do ponto de vista dos jovens, além de fomentar o gosto pelo rádio”. Para ele, essa plataforma deve transformar a realidade de violência, drogas e baixo rendimento escolar que esses jovens enfrentam.
Divulgação/mamcasz
Jovens do Radialistas do Futuro gravam programa com o idealizador do projeto, Edvaldo Ferreira (de pé à direita)
São ofertadas oficinas de produção radiofônicas e aulas de reforço escolar, ministradas por cinco professores voluntários. O projeto encara problemas de infraestrutura e a casa onde funciona precisa passar por reformas para realização das oficinas, que ocorrem na sede da ONG Sociedade dos Moradores e Amigos da Expansão de Samambaia. 

Mas a atuação dos Radialistas do Futuro não se restringe às aulas. “Tínhamos um programa na rádio Redentor, que era produzido e apresentado pelos meninos e meninas da comunidade”, conta Ferreira. O radialista Valter Lima, em virtude da experiência que possui, foi convidado para uma entrevista pelos jovens, e, de acordo com Ferreira, ficou encantado com o trabalho que testemunhou. Por isso, Lima recebeu os aprendizes no programa que apresentava na Rádio Nacional AM, o Revista Brasil. 

Após isso, em 2003, a direção da emissora ofereceu aos jovens um horário semanal, em que passaram a apresentar ao vivo o programa Os Radionautas.  “A repercussão do projeto não foi apenas local, uma vez que a transmissão em rede permitia que outros estados sintonizassem a atração”, explica Ferreira.
“A gente tinha ouvintes no Distrito Federal e também no Amazonas.” 
Cartas e telefonemas de outros municípios eram endereçados aos participantes do projeto com sugestões de matérias e depoimentos. As pautas abordadas, como gravidez na adolescência e combate às drogas, eram escolhidas pelos próprios jovens durante as oficinas e eram encaminhadas para a produção da rádio, que agendava entrevista com especialista no tema abordado. 

 Naiana Martins, 20 anos, entrou no projeto aos 10 anos e, em função da experiência como apresentadora em Os Radionautas, decidiu ingressar no curso de jornalismo, para continuar a transmitir informação de qualidade para a sua região. 

Entretanto, o convênio com a Rádio Nacional acabou em 2010 e as apresentações foram suspensas. Agora elas passam por fase de reformulação. 
Em 2007, o Radialistas do Futuro foi classificados pelo UNICEF entre os sete melhores projetos voltados para a criança e o adolescente no Brasil, entre 1774 organizações inscritas. “É o reconhecimento de um trabalho que deu certo e pode ser replicado em outros locais do Brasil”, afirma Ferreira. 

Para o jornalista, criar o projeto foi uma das atitudes mais importantes de sua vida. “Tive a oportunidade de melhorar a vida de muitas crianças, assim como a da comunidade onde moro”, completa. Ele pretende levar o projeto para Imperatriz (MA), para que o mesmo trabalho desenvolvido em Samambaia possa se multiplicar e alcançar outras comunidades do país. 


 Confira abaixo vídeo com gravações do programa Os Radionautas:




Nenhum comentário: