Caros leitores e leitoras.

sábado, 25 de agosto de 2012

[Veja o vídeo] TV Cidade Livre exibe 58 anos sem Vargas

A TV Cidade Livre, o canal comunitário de Brasília, disponibilizou na internet o Programa Contracorrente,  no qual o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães  e o jornalista Mauro Santayanna, refletem sobre os "58 anos sem Vargas", como forma de marcar a passagem do 24 de agosto. 
O programa foi exibe ao ar no sábado, 25/8, mas ainda está sendo exibido pela emissora em horários diversificados.

O papel de Vargas como construtor do estado brasileiro, como reesponsável por um projeto de nação, como fomentador dos direitos laborais, são alguns dos aspectos abordados pelos dois convidados que se identificaram na definição de Vargas como um nacionalista-popular, porisso mesmo, objeto de coñspiração permanente do capital estrangeiro.

 Enquanto Santayanna revela, no programa,  os bastidores da tentativa de Juscelino Kubstchek e Tancredo Neves, a 10 de agosto de 1954,  em convencer Vargas a transferir a capital para Belo Horizonte e ,a partir dali, organizar a resistência nacional contra o golpe oligárquico que se preparava,  Samuel destaca que o governo varguista passou a ser intolerável para as transnacionais quando limitou a remessa de lucros para o exterior. 

Estas e outras reflexões podem ser acompanhadas pelos telespectadores no programa Contracorrente, conduzido pelo jornalista Beto Almeida, na TV Cidade Livre de Brasília, canal 8 da Net.

Veja aqui o programa  58 anos sem Vargas",

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu simplesmente adorei a entrevista do jornalista Mauro Santayanna no Programa Contracorrente, sobre os
"58 anos sem Vargas". Tenho uma enorme curiosidade de saber a pura verdade sobre a morte de Getúlio Vargas. Não vivi os tempos de seu governo mas leio tudo o que encontro sobre o assunto. Meus pais sempre falavam muito bem, sobre o Sr. Vargas e choraram muito pela sua morte. Mas de uma coisa eu sempre tive a certeza: Os Estados Unidos estava envolvido ate o pescoço. Na minha opinião Getúlio Vargas foi, é e será o melhor Presidente Brasileiro de todos os tempos.
A morte de Tancredo Neves também me intriga muitíssimo

Anônimo disse...

Também tenho uma enorme curiosidade,os meus pais comentam que acha que ele não suicidou... E também que ele foi um ótimo Presidente. Agora vai saber, dizem que a voz do povo é a voz de Deus, talvez o que diziam na época fora verdade, não acreditavam no suicídio dele.