Caros leitores e leitoras.

domingo, 10 de junho de 2012

Valec abre concurso para selecionar cinco jornalistas


A empresa pública federal VALEC divulgou edital abrindo concurso com 800 vagas, entre efetivas e formação de cadastro reserva nos níveis médio e superior. Deste total, cinco são para jornalistas, sendo duas na condição de cadastro reserva. Todas as vagas são para trabalho em Brasília.
A VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A é uma empresa pública federal, concessionária de serviço público, subordinada ao Ministério dos Transportes, e atualmente executa as obras da estrada de ferro Norte Sul, que liga o Pará a Goiás.
O concurso será composto de uma única etapa, que é a Prova Objetiva de conhecimentos gerais e específicos, eliminatória e classificatória, com previsão de aplicação no dia 26 de agosto de 2012. Os exames serão realizados em Brasília, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, lembrando que o gabarito preliminar será liberado um dia após a prova. Na prova serão testados os conhecimentos em Língua Portuguesa, noções de Informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos da profissão.
Como conhecimento especifico, foram listados as seguintes temáticas: 

  • Modelos teóricos de comunicação e os processos de significação. Articulação dos códigos comunicacionais nas novas mídias. 
  • As diversas formas de jornalismo (on-line, radiojornalismo, telejornalismo, comunitário, documentário) e seu papel no mundo global. 
  • Perfil do jornalismo com o advento das novas tecnologias. Técnicas básicas de redação jornalística. O profissional de imprensa e as novas tecnologias. 
  • As informações e a sua extensão: política editorial; editoriais (tipos comuns e especiais). Reportagem - tipos; entrevista - modalidades. 
  • Titulação. Edição: sistemas de fechamento, possibilidades técnicas (selos, tarjas,infografia, fios, olhos, olhos-legenda, textoslegenda, ilhas, boxes, quadros, inserts fotográficos, retículas). 
  • O texto jornalístico - características: a estrutura da notícia; números e siglas; uso correto da língua portuguesa. Assessoria de imprensa: 
  • Funções da assessoria de imprensa; Levantamento de dados; Press release; comunicados e notas oficiais; Mailing list; Clipping, clipping eletrônico; Entrevistas coletivas; Eventos e sociabilidade. Veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter).
As inscrições estarão abertas de 12/06/2012 a 13/07/2012 e poderão ser realizadas via Internet, nos portais www.femperj.org.br e www.valec.gov.br. Além de ser graduado em Jornalismo,o candidato deverá ser detentor de Registro Profissional emitido pelo ministério do Trabalho. 
O mais importante, o salário, não foi informado. Nem no edital, nem no portal da Valec. Mais a jornada de trabalho prevista no edital para todos os profissionais de nível superior é de 40 horas semanais, o que contraria a legislação em vigor e a jusrisprudência da Justiça do Trabalho.

(Alô Fenaj, alô sindicatos! 
Vamos chegar junto na Valec para que ela corrija o edital no tocante à jornada de trabalho dos jornalistas). 

  



Nenhum comentário: