Caros leitores e leitoras.

domingo, 3 de junho de 2012

"Jornalismo em Debate" analisa a mídia e a informação sobre meio ambiente e sustentabilidade

Por José Hüntemann, acadêmico de Jornalismo da UFSC.

Na semana que antecede a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o programa "Jornalismo em Debate" irá discutir a forma como a mídia trata as informações sobre meio ambiente e sustentabilidade. Já estão confirmados para a discussão o coordenador do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio + 20, professor Daniel José da Silva, o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, professor João de Deus Medeiros, a presidente da associação FloripAmanhã, Zena Becker, o jornalista Fabrício Escandiuzzi, o professor do Departamento de Jornalismo da UFSC Eduardo Meditsch e o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder. Até o dia do programa, próxima terça-feira, 5 de junho, outros participantes devem confirmar a presença. 
O programa será apresentado ao vivo, a partir das 16h, pelo site da Rádio Ponto UFSC em  www.radio.ufsc.br. Perguntas e colocações podem ser enviadas, desde já, para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto. 
“Jornalismo em Debate” é uma produção quinzenal de estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como jornalismo internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas de tragédias, como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, da abertura dos arquivos da ditadura, entre outros assuntos que estão na ordem do dia. 
No site da Rádio Ponto ( www.radio.ufsc.br ) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam: os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail: jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

Nenhum comentário: