Caros leitores e leitoras.

domingo, 20 de maio de 2012

Telefonia ceular: DF tem mais de duas linhas por morador

Com base na Agência Brasil



SEGUNDO A ANATEL, A CAPITAL DOS GRAMPOS E ESCUTAS É A UNIDADE DA FEDERAÇÃO COM MAIOR TELEDENSIDADE DO BRASIL.




Os números são oficiais, mas com certeza não devem computar celulares registrados no exterior, como aqueles que Cachoeira e seus amigos utilizavam para tentar fugir das escutas oficiais e não oficiais. Apenas com as estatísticas oficiais, o certo é que na Capital Federal das escutas, grampos e arapongagem eletrônicas, cada habitante tem mais de duas linhas de celulares ativas. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Distrito Federal é a unidade da Federação com maior teledensidade, que é o número de celulares por habitante.
Em abril, chegou-se a marca de 5,92 milhões de linhas habilitadas no DF, o que representa 2,21 linhas habilitadas para cada morador. A maioria (80,95%) das linhas é pré-paga e 19,05% são pós-pagas.
O número registrado no Distrito Federal é bem superior ao do segundo colocado, que é o estado de São Paulo, com 1,48 linha habilitada por habitantes. Em seguida, aparece Mato Grosso do Sul, com 1,47 acesso, Rondônia, com 1,404 e o Rio de Janeiro, com 1,40.
No Brasil, a média em abril foi a de 1,29 linha habilitada por habitante, segundo a Anatel. O Maranhão é o único estado onde não existe mais de uma linha ativa para cada morador, com 85,4 habilitações para cada 100 habitantes. Outros estados com baixa teledensidade são o Piauí e o Pará, com 108,3 habilitações para cada 100 moradores, e Roraima, com 109,5.
O Brasil já tem 252,9 milhões de linhas de celulares ativas. Só no mês de abril foram registrados 2,2 milhões de novas habilitações, o que, segundo a Anatel, é o maior número já registrado no período nos últimos 13 anos e representa um crescimento de 0,86% em relação a março

Nenhum comentário: