Caros leitores e leitoras.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Diários Associados fecham dois jornais na Paraíba e demitem todos os jornalistas



Na quarta-feira (01/02), a direção dos Diários associados surpreendeu os jornalistas dos jornais O Norte e Diário da Borborema, na Paraíba, com o anúncio de demissão coletiva e fechamento dos dois veículos. O Sindicato dos Jornalistas do Estado emitiu nota oficial denunciando o fato e encaminhou medidas jurídicas em defesa dos interesses dos trabalhadores.
Na manhã de quarta-feira, sem nenhuma explicação, os profissionais dos jornais O Norte e Diário da Borborema foram comunicados de seus desligamentos das empresas e chamados para assinar a carta de aviso prévio. Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Rafael Freire, este tratamento desrespeitoso foi o limiar de um processo de desmantelamento dos jornais que já vinha ocorrendo há algum tempo. “Houve um processo de demissões há alguns meses atrás e as direções dos dois jornais ficaram submetidas à gestão central dos Diários Associados em Recife”, diz. O sindicalista conta que desta vez foram demitidos aproximadamente 40 jornalistas.
Na nota oficial, emitida no dia 1º de fevereiro, o Sindicato dos Jornalistas e a Associação Paraibana de Imprensa condenaram o processo demissionário e o fechamento dos jornais. “A data de 1º de fevereiro de 2012 ficará marcada na história da imprensa paraibana como um dia de luto” diz a nota. “Nosso compromisso com a categoria dos jornalistas permanece e se renova em mais este momento crítico para a vida pessoal e profissional de tantos colegas. Estamos à disposição de todos para encampar as lutas necessárias e garantir que nenhum direito trabalhista seja ferido”, conclui o documento.
Diretores do Sindicato estiveram nas redações dos dois jornais para solidarizarem-se com os profissionais, orientando-os sobre os procedimentos necessários para assegurar seus direitos. Também buscaram o diálogo com as direções dos jornais. “Nos dois casos nos disseram que a situação é irreversível. Como já falaram anteriormente que passariam a apostar em mídias eletrônicas, o que se subentende é que poderão apostar na versão on line dos veículos, absorvendo apenas alguns profissionais”, relata Freire.“Este fato merece o protesto nacional da categoria, pois é mais um exemplo da insensibilidade patronal”, reagiu a vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga. “É lamentável o fechamento de jornais na Paraíba. Além de desemprego para jornalistas e outros trabalhadores, significa também menos diversidade de informação para a população. Apoiaremos todas as ações do Sindicato”, completou.
O Sindicato acionou a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba. Uma mesa redonda com representantes da entidade, dos demitidos e da direção dos Diários Associados ficou agendada para o dia 7 de fevereiro, às 09h30, na sede da Superintendência.





Nenhum comentário: