Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Observatório Mídia & Política tem nova edição na rede

Enviado por Thaïs de Mendonça Jorge

Está no ar a primeira edição do Observatório Mídia & Política de 2012, que trata das novas relações entre jornalistas e o público.
Os destaques desta edição são os seguintes:

Observatório Mídia&Política

Dossiê: as novas relações entre jornalistas e públicos

  • A participação da audiência e a crise do jornalismo
    Por Fábio Henrique Pereira

As pessoas nunca deixaram de partilhar pontos de vista sobre o mundo. Jornalistas e acadêmicos só não davam atenção suficiente a isso. Com a internet, as manifestações do público tornaram-se visíveis demais para serem ignoradas.

  • Jornalismo líquido e o futuro da notícia
    Por Anelise Rublescki

O jornalismo líquido sinaliza que as redações profissionais, que detêm a obrigação do fornecimento de notícias de interesse social e com periodicidade regular, seguirão existindo e atuando na construção da atualidade, gradualmente adaptadas à nova configuração midiática.

  • Cultura da convergência no processo jornalístico
    Por Gilberto Balbela Consoni

O jornalismo precisa rever o seu processo para atender à convergência das mídias e inserir-se nesse conceito de “produsage”, evidenciado em sites de redes sociais como o Facebook e Twitter. Mesmo que seus “produsers” não sigam as etapas do processo jornalístico, tornam-se os sistemas onde os consumidores buscam se informar.

  • O leitor e a notícia: VC no G1
    Por Felipe Müller

A maior participação dos leitores, que deixaram de ser passivos e tornaram-se mais exigentes e críticos, é inevitável. Cabe aos jornalistas aprender a lidar com esse novo personagem e entendê-lo melhor. Para isso, é preciso diálogo e transparência.

  • O público do ciberespaço
    Por Davi de Castro

Com acesso a formas criativas de produção e distribuição de conteúdo, os usuários perceberam que são narradores de fatos em potencial. Isso pode ser benéfico para o jornalismo, que há muito é acusado de não conhecer seu público e nem o querer.

Análise de coberturas

  • A ocupação da reitoria pelos estudantes da USP: o outro lado
    Por Anna Caroline de Moraes Pinheiro e Thiago Zacarias Amâncio

Valorizar os pontos de vista de diferentes personagens envolvidos foi o viés adorado pela Carta Capital em uma cobertura preocupada em construir a realidade de maneira mais honesta.

  • Do escândalo à renúncia
    Por Rafael Pereira Fernandes

A queda do ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berluscon, analisada em cinco atos.

Para acessar os textos, basta clicar aqui.

O Observatório Mídia & Política recebe até o dia 20/02 artigos que tratem do tema "Narrativas em redes sociais". Os textos devem ser encaminhados ao e-mail midiaepol@gmail.com.

Para conhecer as normas de redação, clique aqui.

Nenhum comentário: