Caros leitores e leitoras.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Landell de Moura, inventor do rádio, completaria 151 anos neste 21/1

Por Luiz Artur Ferraretto, publicado originalmente no blog intercom rádio

Data encerra comemorações do sesquicentenário de seu nascimento

Neste sábado, 21/1, o País celebra os 151 anos de nascimento do padre-cientista Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio e pioneiro das telecomunicações.

A data encerra ainda as comemorações do sesquicentenário de seu nascimento, com diversas atividades e ações visando o seu reconhecimento oficial pela História do Brasil e à inclusão de sua saga no currículo obrigatório do Ensino Fundamental.

O Movimento Landell de Moura, criado por voluntários de várias regiões brasileiras, obteve conquistas significativas ao longo dos últimos dois anos. Entre os destaques figuram o lançamento de um selo alusivo aos 150 anos de seu nascimento, lançado em 21 de janeiro de 2011 pelos Correios; a concessão póstuma do título de Cidadão Paulistano pela Câmara dos Vereadores de São Paulo; a aprovação pelo Congresso Nacional da inclusão de Landell de Moura no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão Tancredo Neves (que ainda depende da sanção da presidente Dilma Rousseff); e a entrega de um abaixo-assinado com quase 6 mil assinaturas ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pleiteando a inclusão da saga do padre-cientista no ensino básico pelo Conselho Federal de Educação.

O município de Porto Alegre, onde Landell nasceu, declarou 2011 o Ano Landell de Moura de Inovação Tecnológica, numa homenagem cívica que se desdobrou em inúmeras celebrações na região.

Nenhum comentário: