Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Telecomunicações: Brasil defende anel óptico para interligar América do Sul

Do Opera Mundi

O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, discutiu hoje (29/11) projetos de melhoria da infra-estrutura de telecomunicações no continente durante a 1ª Reunião de Ministros das Comunicações da União dos Países da América do Sul, que ocorreu no Itamaraty.

Ele apresentou projeto de criação de um anel óptico para interconexão telefônica e digital nas fronteiras. Apontado como uma solução de desenvolvimento econômico e social, o anel sul-americano visa à redução do preço final dos serviços de internet nos países sul-americanos.

Grande parte da América do Sul, hoje, depende de cabos submarinos para se conectarem a outros continentes. “Essa rede é cara e complexa, possuindo dezenas de milhares de quilômetros, que vão até o Hemisfério Norte e depois percorrem o caminho inverso”, relatou Bernardo.

O custo total desse projeto pode chegar a R$ 100 milhões e a instalação poderá durar dois anos. O ministro disse que o maior empecilho para a expansão das comunicações na região é o alto custo das conexões. “Se elas valessem quatro dólares a menos para o consumidor final, haveria no Brasil mais 3 milhões de pessoas com acesso à banda larga.”

O anel óptico, de acordo ele, só ganhará sentido com a adesão de todas as nações da região. Como há grande diferença de capacidade econômica entre os países, esse pode constituir-se em um dilema.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverão apoiar os investimentos nessa área.

Nenhum comentário: