Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Rainha morta, rei posto: Nelson Breve é o novo presidente da EBC

Com base no Teletime news e no Jornalistas & Cia

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) passa a ser presidida pelo jornalista Nelson Breve. O jornalista assume a vaga deixada pela também jornalista Tereza Cruvinel. Tereza negou as notícias divulgadas na última semana apontando uma disputa interna pelo cargo. Segundo ela, a decisão de deixar o cargo partiu dela.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 1º. Além da emissora de TV pública, a estatal inclui ainda a Agência Brasil e oito emissoras de rádio, entre outros veículos de comunicação.
Breve é natural de Ourinhos (SP), a 370 quilômetros da capital, e estudou jornalismo na Universidade de São Paulo (USP). Atuou como repórter em empresas do grupo Estado (Rádio Eldorado e Agência Estado). Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi secretário de Imprensa da Presidência da República – quando trabalhou ao lado de Franklin Martins, um dos principais articuladores da TV Brasil. Desde abril deste ano, ocupa na EBC o cargo de superintendente de Comunicação Multimídia.

Como presidente da EBC, Breve vai comandar 1.422 funcionários, sendo 902 efetivos, 140 cont ratados temporar iamente e 380 comissionados, além de um orçamento anual de R$ 414 milhões. Um concurso para dotar a empresa de profissionais próprios, em especial a TV Brasil está em plena execução, com as provas teóricas já realizadas e no aguardo das provas práticas.

Em nota oficial, Cruviel afirma que cumpriu fielmente a Constituição Federal à frente da EBC

Servi com orgulho ao meu pais, cumprindo a Constituição Federal, que prevê a existência de um sistema público de comunicação, de natureza complementar. Servi com orgulho ao um princípio sagrado da democracia, a observância da pluralidade. Neste período, atuei fundamentalmente como gestora pública mas o Jornalismo é a profissão da minha vida. A ela dediquei 25 anos de bons serviços, que ninguém pode negar. Em nome dela, de sua dignidade, de seu compromisso com a verdade, peço que levem em conta, buscando confirmar, as informações que presto acima. Até agora, nenhum jornalista procurou ouvir-me sobre o assunto antes de publicar tantas e tão incorretas matérias que buscam desqualificar minha atuação à frente da EBC - disse ela.

Nenhum comentário: