Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Abertas inscrições para curso de investigação de gastos públicos em esportes

A Abraji, em parceria com a Associação Contas Abertas, promove a partir de 14 de novembro o primeiro curso on-line “Investigação em esporte: gastos com a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016”. O treinamento, voltado a jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo, tem financiamento do Open Society Institute.

Os interessados em participar do curso, ministrado integralmente à distância por meio de plataforma virtual interativa, devem realizar as inscrições gratuitas neste link: http://bit.ly/investigaesportes. O prazo final para inscrições é 7 de novembro.

A Abraji fará uma seleção entre os inscritos e divulgará o nome dos participantes do curso até o dia 11 de novembro. Os alunos escolhidos receberão um login para o ambiente virtual e poderão acessar o conteúdo da primeira semana do curso a partir de 14 de novembro. O treinamento durará cinco semanas, até 18 de dezembro. Estão programadas outras três turmas para o mesmo curso, em datas ainda a serem definidas em 2012.

O curso de investigação em esporte vai mostrar a jornalistas onde encontrar informações oficiais sobre os gastos com obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e também aos Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com Gil Castello Branco, economista e fundador da Associação Contas Abertas, é preciso conhecer as peculiaridades de cada um dos sites que disponibilizam dados sobre as obras.

O conteúdo do treinamento foi desenvolvido pela equipe do Contas Abertas com apoio do jornalista esportivo José Cruz, colunista do UOL. A jornalista Marina Atoji, responsável pelo Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas (www.informacaopublica.org.br) trabalhou na adaptação do curso para a plataforma on-line e será uma das instrutoras.

Atenção: Este curso é diferente do curso "Transparência e investigação: jornalismo com informações públicas", promovido pela Abraji com financiamento da UNESCO (clique aqui para mais informações). Alguns dos módulos desses cursos acontecerão ao mesmo tempo. Recomendamos que a inscrição em apenas um deles. Haverá novos módulos de ambos os treinamentos em 2012.

Nenhum comentário: