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terça-feira, 13 de setembro de 2011

TV pela internet exige mudanças no setor de teletransmissões

Por Jackeline Carvalho

Parcerias, interconectividade e conteúdo personalizado serão determinantes.

A rápida expansão da banda larga no mundo, a multiplicação de conteúdos gratuitos disponíveis via internet e a maior exigência dos consumidores levarão a uma transformação, no longo prazo, do atual modelo de negócios das empresas tradicionais de comunicação. Segundo relatório efetuado pela Accenture, o crescimento da conectividade mundial, o futuro dos players do setor vai depender da construção de parcerias, do diálogo com dispositivos variados e da capacidade de fornecer conteúdos personalizados e em alta qualidade.

As conclusões são do recente estudo da Accenture Bringing TV to Life: The Race to Dominate the Future of TV. Pesquisa cujo foco é a análise do rápido desenvolvimento da TV pela internet ou Over-the-Top TV (OTT-TV), definida como a distribuição de vídeos para uma vasta opção de dispositivos – TVs, PCs, telefones celulares e tablets.

O estudo constata que, apesar dessas transformações, a televisão permanece a campeã da mídia e, até o momento, se apresenta como o canal menos afetado pelo crescimento da internet. No entanto, a massificação da banda larga e as mudanças no comportamento do consumidor devem conduzir a uma modificação sem precedentes da indústria da teletransmissão.

Nos cinco países mais conectados da Europa, por exemplo, 50% das conexões, em média, são de banda larga. Dessas, 80% são altas o suficiente para suportar a OTT-TV. A expectativa, segundo o estudo, é que o mundo alcance 644 milhões de conexões banda larga e que sejam produzidos mais de 70 milhões de televisores broadband até 2014. O número é significativo: no final de 2010, os Estados Unidos contavam com somente 88,6 milhões de conexões do tipo.

Acompanhando essas mudanças, o consumidor moderno também se torna mais exigente. A Accenture conduziu uma enquete global com mais de 6,5 mil consumidores ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Brasil Alemanha, Itália e Espanha. O levantamento revelou que o consumidor atual de vídeos é multitarefa e busca acesso a partir de múltiplos aparelhos.

Hoje, mais de 48% dos entrevistados utilizam o laptop enquanto assistem à televisão tradicional. Além disso, eles privilegiam conteúdos que estejam disponíveis a todo o tempo – o que não é oferecido pela televisão linear.

Para mais da metade dos entrevistados, a qualidade do serviço, a nitidez da imagem e a velocidade de acesso são as características mais importantes para o consumo da TV pela internet. O consumidor atual enxerga os computadores como extensões das TVs, pois são locais onde é possível assistir ou gravar programas, independente da programação.


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