Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Colóquio discute a organização das assessorias de imprensa no setor do turismo

Enviado por Ivânia Ermel

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, em conjunto com o Centro de Ciências da Comunicação - UCS promove no dia 29 de setembro, das 08h às 17h, no Auditório do Bloco A da Universidade de Caxias do Sul o I Colóquio de Assessores de Imprensa em Turismo.

Os grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos - a Copa Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos – são motivos que incentivam a agenda de discussões sobre a organização das assessorias de imprensa de organizações governamentais, públicas e privadas.

Este evento, que integra a programação da 2ª Semana de Turismo, é composto pelas conferências do jornalista Chico Sant'Anna, jornalista da TV Senado e pesquisador dos fluxos das assessorias de imprensa de órgãos públicos. Chico abordará as questões de relação das mídias e as fontes, com enfoque nas estratégias das assessorias do setor turístico, especialmente os que integram a comunicação governamental.

Em relação aos fluxos cotidianos das assessorias, Paulo de Tarso Riccordi, consultor de comunicação, apresentará as experiências adotadas por prefeituras paulistas e do nordeste com a comunicação. Estas conferências serão permeadas por intervenções de profissionais que trabalham com organizações coletivas de promoção turística e de eventos.

As relações da comunicação, turismo e desenvolvimento serão abordadas pela coordenadora da pós-graduação em Comunicação Pública da USP, Mariângela Haswani. Ela tem sua conferência marcada para a abertura dos trabalhos da tarde e será seguida da apresentação da vivência das assessorias de comunicação de secretarias municipais da região e da Costa Doce.

As inscrições estão abertas e são dirigidas a profissionais, estudantes e interessados na temática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: stur@caxias.rs.gov.br.
Mais informações por meio do fone (54) 3222-1875

** PROGRAMAÇÃO

08h – Credenciamento

08h30min – Solenidade de abertura

09h – Conferência magistral – Mídia e os modelos de gestão de assessorias das fontes - Jornalista Chico Sant'Anna - Doutor em Ciências da Informação e Comunicação, pela Univ. de Rennes 1 – França autor de Mídias da Fontes - editor responsável pelo programa Diplomacia , revista de Política Internacional e atuou na TV Globo, SBT, Folha de São Paulo, Revistas do Grupo Bloch e na Universidade de Brasília.

10h – Coffe

10h15 - Mesa 1 – Ação e estratégias de comunicação das Assessorias–Cristiano Fragoso – Publicitário, Coordenador de Marketing da Secretaria de Estado do Turismo, Ivane Fávero– Turismóloga e Secretária de Turismo Bento Gonçalves, Jovane Lunardi - Relações Públicas e Executiva do Convention Bureau – Caxias do Sul, Centro de Ciências da Comunicação.

12h – Almoço livre

13h30min – Mesa 2 – Comunicação, Turismo e Desenvolvimento Local – Profa. Dra. Mariângela Haswani - Doutora em Integração da América Latina – Comunicação Estatal como garantia de direitos: foco no Brasil, na Colômbia e na Venezuela, mestre em Ciências da Comunicação – Quem agenda quem: estudo das relações entre assessorias de imprensa do setor público e veículos jornalísticos na cidade de São Paulo.

14h10min – Mesa 3 – Estruturas e trabalho nas Assessorias – Paulo de Tarso Riccordi - jornalista e consultor em comunicação governamental, Patricia Camassola – Relações Públicas e Secretária de Turismo de São Marcos, Robson Nunes – Especialista em Comunicação Digital, Jornalista e Gerente da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo.

15h30min – Assessoria de Comunicação – relatos de experiências – Profª. Me. Alexandra Marcella Zottis ,Coordenadora do Curso de Turismo Universidade Feevale Rosa Volk – Jornalista e Secretária do Turismo de Gramado, Adriana Sabbatin – Jornalista e Assessora de Imprensa da Prefeitura de Serafina Correa, Daniel Lima – Coordenador da Assessoria de Eventos e Comunicação da Prefeitura de Cambará do Sul.

16h30min – Elaboração da Carta de Caxias.

17h – Coquetel e Sessão de autógrafos do livro: Mídia das Fontes: um novo ator no cenário jornalístico brasileiro. Um olhar sobre a ação midiática do Senado Federal.


Mais Informações podem ser obtidas pelo telefone da SETUR: (54) 3222-1875.

Nenhum comentário: