Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 19 de julho de 2011

7ª. edição de Rádio em Revista já está circulando

Acaba de sair a 7ª. edição de Rádio em Revista, publicação do Departamento de Comunicação Social da Fafich/UFMG. A revista tem como objetivo estimular e divulgar a memória, a história e a produção científica sobre o Rádio.
A 7ª. edição abre um leque extenso de temáticas que vai desde as discussões sobre o rádio no mundo contemporâneo realizadas por Marcelo José Caetano e Washington Nascimento, que abordam as mudanças em curso na programação e na forma de se fazer jornalismo nas rádios com o advento da Internet e das novas tecnologias, até o mergulho no passado feito por Nísio Teixeira, professor da UFMG, em busca da trajetória de Roberto Paiva, intérprete da era de ouro do rádio no Brasil.

Entre reflexões, reportagens e depoimentos, os autores presentes nesta edição traçam um panorama de questões que atestam a vitalidade e a relevância do veículo para se compreender a cultura brasileira de hoje em suas articulações com o passado. Ao discutir como o futebol, a música, o jornalismo e a literatura foram influenciados pelo veículo, Rádio em Revista atesta a centralidade deste meio de comunicação na nossa cultura.

A publicação traz ainda uma seção dedicada a depoimentos denominada Fragmentos Memoriais Sonoros, que vem assinados por diversos autores como o padre Nereu de Castro Teixeira. o escritor José Bento Teixeira de Salles.e o pesquisador Marcelo Dolabela, entre outros. A seção Resenha assinada por Cléber Dungue e Ronnie Cardoso apresenta o livro Elipses, de Flávio Boaventura e Vera Casa Nova.

Por fim, Rádio em Revista contempla o leitor com os contos A Fita Cassete, de Alfredo Alves de Albuquerque Neto; Estilhaços, de Joana Belarmino; Vinte Anos Blues, de Regina Lopes Maciel; e o poema Todas as Vozes, de João Evangelista Rodrigues, dedicado a Geraldo Vandré.

Os interessados na revista devem enviar e-mail para radioemrevista@gmail.com, aos cuidados do professor Fábio Martins.

Nenhum comentário: