Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Brasil deverá ter celular 4G antes da Copa de 2014

Da Exame.com

O Brasil poderá contar com redes celulares 4G em 2013. Essas redes oferecem conexões mais velozes e estáveis que os celulares 3G atualmente em uso. O assunto foi discutido com representantes da empresa chinesa ZTE, que estiveram hoje com o ministro Paulo Bernardo. Na ocasião, os chineses manifestaram o interesse em cooperar na implantação tecnologias de banda larga mais avançadas.


A ideia é aproveitar a parceria com a ZTE para adiantar esse cronograma e oferecer a tecnologia já na Copa das Confederações, que será realizada no Brasil em junho de 2013. As cidades atendidas, nesse primeiro momento, seriam as cinco capitais que vão servir de sede para as competições.

A ZTE não está sozinha, já que outras empresas também fornecem produtos e tecnologias relacionadas com celulares 4G. Segundo o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, MiniCom e Anatel já estão discutindo a forma de implementar a tecnologia 4G no Brasil a tempo de usá-la durante a Copa do Mundo de 2014.

Paulo Bernardo afirmou que a meta do governo é licitar licenças para uso da freqüência de rário de 2,5 GHz até o primeiro semestre do ano que vem. Segundo ele, a faixa tem se mostrado a mais adequada para a implantação de redes 4G. A nova tecnologia trará para o consumidor velocidades muito maiores do que as da terceira geração de telefonia móvel (3G), disponível atualmente.

Banda larga popular

Além da preparação do país para a Copa do Mundo, a ZTE colocou-se à disposição do governo brasileiro para colaborar também no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), apoiando a Telebrás na construção de redes de fibra óptica.

Segundo o presidente da ZTE Brasil, Yuan Lie, o interesse é acelerar a implantação das novas tecnologias no país. Uma nova reunião ficou acertada com o presidente da Telebrás, Caio Bonilha. A estatal vai apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos dentro do PNBL e suas principais demandas, para que a empresa possa traçar sua proposta de parceria.

A empresa chinesa também está investindo na produção de equipamentos no país. Em agosto, ela deve começar a fabricar tablets e celulares no Brasil. Segundo o presidente e fundador da ZTE, Hou Weiqui, o primeiro pacote de produção local desses equipamentos deve ser concluído em novembro. Recentemente, a empresa comprou uma fábrica e um terreno no Brasil para a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento.

Nenhum comentário: