Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Florianópolis sedia I Seminário Internacional de Mídias Legislativas

Nos dias 18 e 19 de maio, a Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas) realizará o I Seminário de Mídias Legislativas, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O evento tem por objetivo promover a troca de experiências entre os profissionais que fazem comunicação legislativa a partir de palestras e painéis que tratarão, dentre outros temas, do marco regulatório brasileiro, das formas de transmissão e financiamento dos canais e dos mecanismos para promover a participação cidadã. Além desses, outro assunto terá especial destaque no debate: a convergência de mídias.

"Hoje, portais de várias casas legislativas, assim como o site da Astral, estão aderindo aos diversos canais de comunicação. A convergência está sendo uma tendência em nosso meio", explica Lúcia Helena Vieira, presidente da Astral.

Nomes internacionais da comunicação já confirmaram presença como palestrantes. Representando o México, está Leticia Salas Torres, diretora-geral do Canal do Congresso do país, que participará do painel A convergência de Mídias. Ela virá acompanhada da Comissão Bicamaral do Canal do Congresso, que tem, dentre outras atribuições, a de garantir a condução plural e objetiva na operação e no conteúdo da emissora. Além dela, Marcial Pavez, diretor-executivo do canal da Câmara dos Deputados do Chile, e Jesús Serrano Martínez, diretor de comunicação do Congresso dos Deputados da Espanha, também virão ao seminário.

Para falar sobre o Ginga, middleware que pretende padronizar toda a plataforma interativa do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), Tatiana Tavares, vice-coordenadora do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID-UFPB), participará do painel Plataforma tecnológica – formas de transmissão – canal aberto – formas de financiamento. A professora discutirá possíveis aplicativos a serem utilizados nos canais legislativos e como o Ginga pode colaborar na convergência de mídias.

Ericson Meister Scorsim, advogado especialista em regulação de TV, estará no painel Marco Regulatório – Legislação – Estrutura Organizacional. Ele apresentará o espaço conquistado pelas TV's legislativas ao longo das últimas duas décadas, notadamente a partir da Lei do Cabo (nº 8977/95), e as perspectivas em torno da TV pública digital, que pode ampliar o alcance das televisões não-comerciais com a obtenção do sinal aberto.

A palestra de abertura será conduzida por Fernando César Mesquita, diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, com o tema Canais Legislativos como instrumentos da democracia. Dentre outros feitos, Mesquita implantou, em 1996, a TV Senado, o primeiro canal legislativo de alcance nacional. Já a secretária de comunicação social da Câmara dos Deputados, Sueli Navarro, deve mediar o painel Plataforma tecnológica – Formas de transmissão – canal aberto – Formas de financiamento. Navarro dirigiu a TV Câmara entre 2003 e 2009 e, nos dois anos seguintes, presidiu o Comitê Gestor da TV Digital da casa.

O seminário ocorre em paralelo à XV Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). As inscrições podem ser feitas no site da Astral (www.astralbrasil.org ) até o dia 11 de maio. As vagas são limitadas. Para outros esclarecimentos, entre em contato com (61) 3037-3773 – falar com Rosângela – ou pelo e-mail gerencia@astralbrasil.org.

Nenhum comentário: