Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

EM BRASÍLIA, 19 HORAS! Acontece hoje à noite reunião em defesa de A VOZ DO BRASIL

EM BRASÍLIA, 19 HORAS.

Acontece hoje, logo mais à noite, a reunião de entidades e cidad@os em DEFESA DE A VOZ DO BRASIL. Marcada paraàs 19 horas, na sede da Fitert (Fedederação Interestadual dos Radialistas), no SCS, Edifício Presidente, 2º andar, em Brasília, a reunião visa elaborar uma estratégia dedefesa de um dos programas mais antigos do rádio brasileiro e que está ameaçado pela cobiça dos donos de rádios, organizados pela Abert.
Para quem não sabe, existe um projeto de lei, já aprovado pela Câmara dos Deputados e em análise no Senado Federal, que flexibliza o horário de veiculação de A Voz do Brasil, deixando de ser obrigatoriamente às 19 horas em todo o País.
A aprovação deste projeto somada às dificuldades de se fiscalizar mais de sete mil rádios no Brasil pode ser o primeiro passo para extinguir de vez o programa - como fizeram com o Projeto Minerva de educação à distância. Estima-se que a Voz do Brasil tem um público ouvinte, estimado, de 80 milhões de brasileiros. Pessoas sem acesso a outras fontes de informação, em especial sem condições de leitura de jornal por motivos econômicos e sociais.

Assim, uma reunião com lutadores sociais, militantes da comunicação e entidades como a Fenaj e a Fitert foi programa para hoje com o objetivo de organizar uma campanha de defesa deste programa radiofônico.
Os organizadores do evento identificam na Associação Brasileira de Rádio e Televisão a base desta iniciativa que visa exclusivamente abrir mais uma hora de faturamento para as emissoras e por fim qualquer obrigação social enquanto concessionários de serviços públicos.

Leia mais sobre este tema

Opinião: Quem não quer a Voz do Brasil?

Opinião: Voz do Brasil e a regulamentação da mídia


O encontro é aberto a qualquer interessado, pessoa física ou entidade. Já estão convidados os seguintes veículos e entidades: Comissão Brasileira de Justiças e Paz da CNBB, MST, CONTAG. TV comunitária Cidade Livre, Associação Brasileira de Rádio Comunitária, Rádio laboratório Ralacoco, jornais Brasil de Fato, Passe Livre e Hora do Povo, ALTERCOM, Centro de Estudos Barão de Itararé, revista Caros Amigos, Forum nacional da Reforma Agrária, Comissão Pastoral da Terra, Central Única dos Trabalhadores, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação.

2 comentários:

Leiliane Rebouças disse...

Eu sugiro que a Voz do Brasil venha a ser declarada Patrimônio Imaterial do Brasil. Penso que ações nesse sentido, poderão surtir efeito e evitar que o Programa seja prejudicado.

Chico Sant'Anna disse...

Muito boa a proposta, ela já está sendo considerada pelos integrantes do movimento em defesa de A Voz do Brasil.