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domingo, 19 de dezembro de 2010

Acordo entre Google e ANJ limita a uma linha a divulgaçãode notícias

Do portal Portugal Digital

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) do Brasil e o Google firmaram um acordo para estabelecer regras nas buscas de notícias na web. A partir de quinta-feira (16), o Google Notícias exibirá apenas uma linha de cada notícia, para que o leitor se sinta atraído a entrar nos portais noticiosos. Além disso, a parceria prevê treinamentos para que os jornais aprendam a utilizar melhor as ferramentas e tecnologias do Google.

Os portais Terra, iG, R7, Yahoo, MSN e Globo (G1 e Globo.com) anunciaram que pretendem aderir ao experimento.

Para que o buscador de notícias mostre apenas uma linha das matérias, os veículos terão que adotar procedimentos para instruir o “robô” do Google a selecionar apenas a primeira linha de cada reportagem. A nova regra deve durar seis meses. Durante esse período os veículos irão monitorar se houve aumento de tráfego em seus sites.

"Temos a opinião de gente que acredita que a redução do conteúdo possa levar mais pessoas aos sites dos veículos. (Mas,) pode ocorrer o contrário e o leitor não ser fisgado por uma linha de notícia", disse Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado e diretor do comitê de estratégia digital da ANJ, durante conversa com associados da entidade, em uma sala de bate-papo do UOL.

Atualmente, o Google Notícias exibe três linhas de conteúdo. No entanto, veículos como Folha e UOL não permitem que seu conteúdo seja anexado ao buscador de notícias do Google. As informações são da Folha Online.

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