Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Voz do Brasil: comissão aprova flexibilização de horário

Da Agência Senado

O início do programa Voz do Brasil, retransmitido obrigatoriamente por todas as emissoras de rádio do país desde 1935, poderá ocorrer até as 22h pelo horário de Brasília. A flexibilização do horário consta de substitutivo do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) para o Projeto de Lei da Câmara 109/06, aprovado nesta terça-feira (23) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O projeto será agora examinado pelo Plenário, em regime de urgência.

Até hoje, escuta-se em todo o país, ao mesmo tempo, a expressão "Em Brasília, 19 horas", que marca o início da Voz do Brasil. Por meio do projeto, aprovado por acordo na comissão, com abstenção do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), as emissoras de rádio poderão optar por iniciar o programa em qualquer momento entre as tradicionais 19h e o teto de 22h, sempre pelo horário oficial de Brasília.

- As emissoras vão discutir em que horário será melhor retransmitir o programa. Em algumas regiões, manterão o horário das 19 horas, pois o aprimoramento do programa o torna mais interessante - disse Zambiasi ao apresentar seu voto.

Ao mesmo tempo em que optou por um substitutivo ao projeto proveniente da Câmara, o relator decidiu pela rejeição de cinco outros projetos semelhantes apresentados no Senado. Um deles era de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que concordou com o texto elaborado por Zambiasi.

- Há os que consideram desnecessária a Voz do Brasil, mas não compartilho dessa opinião. Ela tem seu espaço e presta um serviço de utilidade pública. O projeto vai favorecer as emissoras e os que estão acostumados a acompanhar o noticiário da Voz do Brasil - avaliou Dias.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) também apoiou a proposta, lembrando a importância da Voz do Brasil para os que vivem no interior do Brasil e têm no programa uma de suas principais fontes de informação. Da mesma forma, a importância da Voz do Brasil foi ressaltada pelos senadores Augusto Botelho (sem partido-RR) e Fátima Cleide (PT-RO).

Segundo Botelho, a ampliação do horário de transmissão do programa poderá beneficiar os habitantes de Roraima, onde, durante o horário de verão, existe uma diferença de duas horas para o horário de Brasília. Presidente da comissão, Fátima Cleide felicitou o relator pela "construção do consenso" que permitiu a aprovação do projeto.

Nenhum comentário: