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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pesquisa traça perfil de brasileiro consumidor de webinformação

Do M&M Online

Na era da internet, das notícias online e das redes sociais, os consumidores de notícias no Brasil podem ser divididos em três diferentes categorias: os datalimits, os dataholics e os dataspecialists.

Os conceitos foram criados a partir de uma pesquisa feita com a ferramenta Mind & Moods, desenvolvida pela agência Giovanni+DraftFCB, cujo objetivo era mapear a maneira pela qual as pessoas se localizam dentro do oceano de informações gerado pela mídia atual. Com o resultado, é possível compreender os diferentes patamares de interesses e de absorção de conteúdo de acordo com a faixa etária e com os hábitos cotidianos.

A princípio, a pesquisa apurou que, independente do grau de interesse, as informações chegam a todos, mesmo aqueles que não são fanáticos pela internet. Além disso, domingo foi considerado o dia da semana mais propicio para obter e transmitir informações, tanto pelo tempo disponível para navegar na internet como também para o aproveitamento do dia para a atualização de leitura de revistas e jornais.

O primeiro grupo – o dos datalimits – é formado por pessoas geralmente mais velhas, que se conscientizaram de que é impossível absorver toda a informação divulgada na mídia e que preferem dar prioridade para aquilo que julgam importante. Essas pessoas, apesar de serem plenamente conectadas, ainda tem certo receio em relação a tudo o que é publicado na internet.

Já os dataholics são os mais jovens, que usam a internet para praticamente tudo e que querem saber as informações na hora, de preferência antes das outras pessoas. Eles estão acostumados a realizar diversas tarefas ao mesmo tempo na web, dominam as redes sociais e sabem de todos os hits e as conversas que estejam circulando na web.

Já o ultimo grupo, o dos dataspecialists, diferem do anterior pelo fato de analisarem, com maior critério, as informações que buscam na internet. Assim como os dataholics, eles também têm necessidade de se inteirar de tudo o que está acontecendo, mas tem cuidado ao escolher as fontes de busca e de divulgar aquilo que leem. Nesse grupo estão incluídos, por exemplo, os blogueiros.

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