Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Filmes da TV Brasil de 4 a 13 de novembro de 2010

Quinta-feira, dia 4 de novembro
DOCTV América Latina - 23h
Retratos da ausência
O documentário Retratos da ausência é a próxima atração da série DOCTV América Latina II e vai ao ar na quinta (4), às 23h, na TV Brasil. Trata de uma problemática comum em muitas regiões da Colômbia, que é a fragmentação familiar e a migração para as grandes cidades devido a falta de opções de emprego no país.
O filme mostra a vida de Lina, Andrés e Tandit, três crianças que foram criadas por familiares porque seus pais foram obrigados a deixar a região em busca de melhores oportunidades de trabalho.
Realizado em Villa Paz, Robles e Quinamayo, três pequenos distritos localizados a sudoeste do Vale do Cauca, Retratos da ausência mergulha no universo de cada uma dessas crianças, para descobrir o significado da ausência dos pais em suas vidas.
Ano: 2010 Gênero: Documentário. Duração: 52 min País: Colômbia. Direção: Camila Marcela Rodríguez Triana.
O DOCTV América Latina é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. Os documentários estão sendo exibidos semanalmente nas 18 emissoras de televisão pública participantes da Rede DOCTV Ibero- América.
Horário: Quintas, às 23h; reapresentação aos domingos, 1h45

Sexta-feira, dia 5 de novembro

DocTV CPLP – 22h
Tchiloli
 - Identidade
 de
 um
 Povo
O documentário Tchiloli
 - Identidade
 de
 um
 Povo é a próxima atração da série DocTV/CPLP, que a TV Brasil exibe nesta sexta (5), às 22h. O
 filme apresenta a
 encenação
 de
 uma
 peça
 teatral
 do
 Séc.
 XVI
, que
 se
 transformou
, ao 
longo 
dos 
anos e
 aos 
olhos 
dos
 seus
 habitantes,
 na
 representação 
da 
própria
 história
 do
 país.


De nome Tchiloli
, a peça foi 
 escrita 

 pelo 
dramaturgo 
português
 Baltasar
 Dias e foi
 levada
 da 
Ilha
 da 
Madeira 
para 
S.
Tomé 
e 
Príncipe,
 no 
início 
das
 plantações 
de
 cana-de-açúcar.

Trata-se
 de
 um 
longo 
espetáculo
 de
 mais 
de
 quatro 
horas,
 baseado 
num
 crime
 cometido 
pelo
 Príncipe 
herdeiro
 da
 coroa
 do
 Imperador
 francês
 Carlos
 Magno.
 O
 enredo
 desenvolve-se em torno
 de
 um
 dilema
 em
 que
 o
 criminoso
 nega
 o 
crime,
 enquanto
 o
 Rei
 é
 forçado
 a
 decretar
 pena 
de 
morte
 contra
 o 
próprio 
filho.

Numa
 alternância 
entre
 danças 
e 
discursos,
 animada 
por
 uma
 orquestra 
tradicional,
 o documentário registra esse espetáculo, 
fazendo
 analogias
 com
 as 
realidades
 culturais
 das
 ilhas
 de
 S.
Tomé
 e 
Príncipe.
 Este
 arquipélago,
 situado
 no
 Golfo
 da
 Guiné,
 foi
 colónia
 portuguesa
 e
 a
 sua
 história
 está
 recheada
 de
 contornos
 universais
 e, 
por
 conseguinte, 
o 
país 
está
 constituído
 por 
um
 mosaio de 
culturas,
 resultante
 da
 miscigenação 
entre 
europeus, 
asiáticos 
e
 africanos.

Ano: 2010 Gênero: Documentário. Duração: 52 min. País: São Tomé e Príncipe. Direção: Felisberto
Branco
.
 Co-produção:
 Felisberto
 Branco
|
KM
 Produções
|
Comunidade
 dos 
Países
 de 
Língua
Portuguesa
‐
CPLP
.
O DOCTV- CPLP é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. A série leva ao público nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau, que serão veiculados simultaneamente na grade de programação das TVs que integram a Rede DOCTV-CPLP. A iniciativa integra uma operação de fomento e teledifusão do audiovisual em TVs públicas nos nove países da Rede, que são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau.
Horário: Sextas, às 22h

Programa de Cinema – 23h

Os Doces Bárbaros

Documentário musical sobre a turnê que Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso fizeram em 1976, em comemoração aos dez anos de suas carreiras.

Os Doces Bárbaros reconstitui os dramáticos acontecimentos que envolveram o grupo com a prisão de Gilberto Gil, em Florianópolis, por porte de maconha.

Versão integral pela primeira vez exibida sem os cortes da Censura Federal, o filme foi escolhido entre os Dez Melhores Documentários sobre MPB no Festival É Tudo Verdade – 2004.

Título: Os Doces Bárbaros. Brasil, 1978. Gênero: Documentário Musical. Direção de Jom Tob Azulay, com Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethania, Caetano Veloso. 14 anos.

Horário: Sextas, às 23h

Sábado, dia 6 de novembro

Programa de Cinema – 23h30
Por Trás do Pano
A comédia romântica Por Trás do Pano conta uma história que acontece nos bastidores de uma peça de teatro em São Paulo. A protagonista é Helena (Denise Fraga), uma atriz em ascensão que, apesar do talento, sofre com a própria insegurança. A moça é completamente dominada pelo marido, o artista plástico Marcos (Pedro Cardoso). Isso muda quando Helena recebe o convite para contracenar em uma adaptação de Shakespeare, O quarto de Macbeth, ao lado de Sérgio (Luís Melo), um ator e diretor consagrado.
Ao longo dos ensaios, os dois se aproximam e aprendem um com o outro. Essa nova amizade não agrada em nada a bela arquiteta Laís (Marisa Orth), mulher de Sérgio. Ao mesmo tempo em que tenta controlar o ciúme de Laís, o diretor também tem que suportar as provações de sua ex-mulher Alexandra (Ester Góes). O filme rendeu o Kikito de melhor atriz a Denise Fraga, no Festival de Gramado.
Título: Por Trás do Pano. Brasil, 1999. Gênero: Comédia romântica. Direção de Luiz Villaça, com Denise Fraga, Luís Melo, Pedro Cardoso, Marisa Orth e Ester Góes. 14 anos.

Domingo, 7 de novembro

Cine Ibermedia – 23h

Garage Olimpo

O filme argentino Garage Olimpo, de Marco Bechis, é a atração do Cine Ibermedia que a TV Brasil exibe no domingo (7), às 23h. Protagonizado por Antonella Costa e Carlos Echevarría, o longa estreou em 1999 e foi ganhador de muitos prêmios nacionais e internacionais, entre eles a seleção oficial de "Um Certain Regard”, no Festival Internacional de Cannes; o de Melhor Filme no Festival de Cartagena; o Primeiro Prêmio do Festival de Cinema de Havana; o Colón de Ouro no Festival de Huelva e o Prêmio Fénix no Festival de Santa Bárbara.

Na época da ditadura militar, na Argentina, um agente secreto da polícia (Félix) leva uma vida dupla: torturador de prisioneiros e um dedicado cidadão. Um dia, sua namorada (Maria), uma jovem professora e militante de esquerda, é presa e torturada num centro clandestino de detenção conhecido como Garage Olimpo. Mesmo estando apaixonado, ele não consegue salvá-la de seu destino fatal.

O filme é a principal inspiração do diretor, que foi vítima da ditadura e forçado a deixar a Argentina em 1977. Garage Olimpo foi um lugar onde os presos políticos eram torturados e que ficava em uma área central de Buenos Aires. Entre as várias histórias de terror que lá aconteceram, uma é a de Maria, ativista da resistência democrática contra a ditadura. Quando ela é capturada, descobre que seu namorado trabalha para o governo obtendo informações dos presos, e o destino prega uma peça em ambos quando ele, que não sabia do envolvimento político dela, torna-se o responsável pelo ato de tortura no seu primeiro dia em Garage Olimpo.

Título Original: Garage Olimpo. Argentina, 1999. Gênero: Drama. Direção de Marco Bechis, com Antonela Costa, Carlos Echevarría, Pablo Razuk, Enrique Piñeyro, Marcelo Chaparro, Adrian Fondari. 18 anos.

Horário: Domingos, às 23h.

Quinta-feira, dia 11 de novembro
DOCTV América Latina - 23h
O último soldado
O documentário do Panamá, O último soldado, é a próxima atração do DOCTV América Latina que a TV Brasil exibe na quinta (11), às 23h. O filme trata da retirada das tropas militares, da transferência das terras e da administração do Canal por meio de muitas lutas ao longo de quase cem anos de presença norte-americana no país até o dia em que saiu “o último soldado”.
Os cem anos desta convivência estão marcadas na história registrada nos livros, mas há outra história que revela acontecimentos que nunca foram contados.
O propósito do projeto é mostrar os acertos e desacertos das ações panamenhas e mostrar um povo em busca de sua identidade depois de retomar o controle de seu território.
Ano: 2010. Gênero: Documentário. Duração: 52 min. País: Panamá. Direção: Luis Romero.
O DOCTV América Latina é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. Os documentários estão sendo exibidos semanalmente nas 18 emissoras de televisão pública participantes da Rede DOCTV Ibero- América.
Horário: Quintas, às 23h; reapresentação aos domingos, 1h45
Sexta-feira, dia 12 de novembro
DocTV CPLP – 22h
Timbila e Marimba Chope

A construção de um instrumento musical a partir de saberes ancestrais dominados por poucos é o tema do documentário Timbila 
e Marimba
 Chope, 

que a TV Brasil exibe nesta sexta (12), às 22h, e que faz parte da série DOCTV CPLP.
Timbila (plural de 
Mbila) 
é 
o 
nome
 de 
um
 instrumento de percussão utilizado pela etnia chope, da província de Gaza, no sul de Moçambique, proclamada obra-prima do património oral e imaterial da humanidade pela Unesco. 
 “Que
 segredos
 e 
encantos
 encerra
 este 
instrumento 
que
 há 
quatro
 séculos ocupa
 tantos 
técnicos 
e 
de 
tantas 
nações
 na 
pesquisa 
e 
estudo 
do 
seu
 funcionamento
 e
 estrutura?”

Timbila e Marimba Chope 
pretende 
responder
 a
 esta
 e 
outras 
questões,
 assim
 como
 contribuir
 para
 o
 registro 

de
 todo 
um
 processo
 místico
 que 
é 
a
 construção
 do 
Mbila.
O filme 
 revela
 
 a
 complexa

 tecnologia
 artesanal
 utilizada 
em 
sua
 elaboração, como a 
raridade 
da 
madeira
 da
 qual
 se
 confeccionam
 as 
suas 
teclas,
 a 
técnica
 de 
vazamento 
e 
perfuração
 da 
“cabaça 
da 
massala”
 que
 compõe a
 caixa
 de
 ressonância,
 a
 cera
 especial
 das
 abelhas
 que 
une
 as 
massalas 
ao 
corpo
 do 
instrumento e suas
 afinações
 acústicas.
Mas não é só a 
fabricação 
do 
Mbila
 que o filme mostra. A
 câmera
 se deixa 
embalar 
pelo
 “Msaho”, 
a
 música
 chope 
e
 dança
 das
 Timbila,
 numa
 miscelânea
 de 
sons 
de 
tambores, 
batuques 
e 
apitos.


Ano: 2010 Gênero: Documentário. Duração: 52 min. País: Moçambique. Direção: Aldino
Languana

.
 Co-produção:
 Aldino
Languana
|
Amovideo|
Comunidade 
dos 
Países 
de 
Língua
Portuguesa
‐
CPLP

O DOCTV- CPLP é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. A série leva ao público nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau, que serão veiculados simultaneamente na grade de programação das TVs que integram a Rede DOCTV-CPLP. A iniciativa integra uma operação de fomento e teledifusão do audiovisual em TVs públicas nos nove países da Rede, que são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau.
Horário: Sextas, às 22h
Programa de Cinema – 23h
Um passaporte húngaro

A requisição de passaporte de uma família estrangeira é a chave para uma investigação sobre identidade, nacionalidade e herança cultural.
O documentário Um Passaporte Húngaro relata a busca de sua diretora, Sandra Kogut, por um passaporte húngaro e a sua luta para conquistar essa cidadania, já que seus avós são imigrantes da Hungria. Por meio dessa busca, o filme revela aspectos de uma família que, como muitas, foi dividida entre dois mundos e dois exílios: aquele dos que se foram e aquele dos que ficaram, guiando o telespectador a uma viagem às origens húngaras.
O processo administrativo de obter o passaporte constitui o fio principal do filme. A diretora cria uma espécie de diário privado das suas viagens entre o Brasil, a Hungria e a França, registrando a experiência quase kafkiana de suas frustradas e até engraçadas tentativas de ultrapassar todos os obstáculos burocráticos.
Um Passaporte Húngaro recebeu uma menção especial do júri no Festival É Tudo Verdade de São Paulo em 2002, e o prêmio especial do júri na Semana 33 de Cinema Húngaro, Budapeste 2002.
Ano: 2001. Gênero: Documentário. Direção e Roteiro: Sandra Kogut.
Livre
Horário: Sextas, às 23h
Sábado, dia 13 de novembro
Programa de Cinema – 23h30
Sinhá Moça
Na pequena cidade de Araruna, no fim do século XIX, as contínuas fugas de escravos traziam os grandes senhores alarmados, em especial o Coronel Lemos Ferreira, o escravocrata Barão de Araruna. É nessa ocasião que sua filha, Sinhá Moça, regressa de São Paulo dominada pelos ideais abolicionistas. Em sua viagem de volta, conhece Rodolfo Fontes, filho de um renomado médico de Araruna, abolicionista entusiasta.
No primeiro instante, os dois jovens sentem-se mutuamente atraídos. Porém, logo ela descobre as tendências escravocratas de Rodolfo e trava-se em seu espírito a luta entre seu amor pelo jovem e suas convicções humanitárias.
O responsável pela fuga de escravos é levado ao tribunal e, para surpresa de todos, o jovem Rodolfo, confesso escravocrata, serve-lhe de advogado de defesa. Os abolicionistas, entre eles Sinhá Moça, assistem ao julgamento com grande expectativa. É quando chega um mensageiro dando a notícia de que a escravidão acabara de ser abolida no Brasil. O filme Sinhá Moça recebeu diversos prêmios, entre eles, o Urso de Prata (Berlim) e o Leão de Bronze (Veneza).
Drama Histórico Romanceado. De Tom Payne e Oswaldo Sampaio. 1953. Preto e Branco. 120min. Com Anselmo Duarte, Eliane Lage, Ruth de Souza e Ricardo Campos, entre outros.
Horário: sábado, 22h30

Não recomendado para menores de 16 anos.

Nenhum comentário: