Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

TV Senado estuda medidas para evitar promoção política em pronunciamentos ao vivo

Por Eduardo Neco, do portal IMPRENSA

A Justiça Eleitoral notificou a TV Senado, na semana passada, solicitando cópia de um discurso proferido pelo senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC), que teria feito referência ao candidato tucano à Presidência da República, José Serra.

Antes da requisição da Justiça, os senadores estavam livres para abordar quaisquer temas em seus pronunciamentos em plenário, informa o site de O Globo. No entanto, após o pedido, a Secretaria de Comunicação Social da Casa deverá se reunir com os advogados do Senado para saber como agir daqui para frente.

O assessor de imprensa da Secretaria de Comunicação do Senado, Davi Enerich, declarou ao Portal IMPRENSA que a Casa, de fato, estuda medidas para evitar episódios de eventual promoção política, mas que a decisão de suspender ou não as transmissões ao vivo são da Comissão Diretora

"O nosso problema é que a gente coloca os discursos em tempo real. Do jeito que o senador falou, entra. Então, nós temos que discutir isso, mas nós não podemos fazer censura antecipada", explicou.

Segundo Enerich, entre as soluções para evitar confrontos com a Lei Eleitoral que veta pronunciamentos favoráveis a candidatos em TV aberta, a Casa pode considerar o atraso da programação ao vivo.

Nenhum comentário: