Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Livro: Memórias de Brasilia, primeiros habitantes, narrativas da mídia e laços comunicativos

Na próxima sexta-feira, 18 de junho, no restaurante Carpe Diem, acontece o lançamento do livro Memórias de Brasilia, primeiros habitantes, narrativas da mídia e laços comunicativos.
O livro, de Heloiza Matos, Doutora em Comunicação pela USP, foi professora do CEUB , onde participou da formação de inúmeros profissionais - jornalistas, publicitários e relações públicas- que trabalham em Brasilia, apresenta uma versão inédita do contexto e do ambiente que envolveram a construção da capital federal, durante o governo de Juscelino Kubitschek.
Entre os acontecimentos que marcaram a História do Brasil de 1956 a 1961, o destaque foi a construção da nova capital federal. A opção desenvolvimentista, do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1903-1976), trouxe como proposta a necessidade de interiorização do desenvolvimento e, como uma das estratégias, a mudança da capital para o Planalto Central. Nesse período, a opinião pública nacional esteve mobilizada na discussão das razões e conseqüências desta medida.
JK teve como co-autores de sua obra magna os migrantes – candangos e pioneiros. É uma parte da história desses migrantes que é apresentada nesse livro, como uma homenagem ao cinquentenário de Brasília. O leitor encontrará depoimentos inéditos dos primeiros habitantes de Brasília, colhidos nos anos 80. O livro também inclui um panorama das circunstâncias históricas que antecederam e sucederam a construção da nova capital, assim como uma análise da cobertura jornalística da construção e primeiros tempos de Brasília.
O material apresentado é inédito. Os dados e análises realizadas tiveram como base a dissertação de mestrado da autora, defendida na Universidade de São Paulo. Como jornalista e pesquisadora Heloiza Matos pretende, com a análise da construção de Brasília, aprofundar o entendimento sobre um assunto perene e universal: as motivações e as ilusões dos migrantes, suas conquistas e fracassos, sua adaptabilidade e contribuição para a formação do tecido social do lugar que escolheram ou para onde foram escolhidos.
Outro ponto interessante abordado no livro, é o comportamento comunicativo dos migrantes submetidos a essa experiência social planejada. A observação está centrada no período de 1956 a 1961, com pessoas que participaram dos acontecimentos ligados à construção da cidade, até o período imediatamente posterior à implantação da nova capital federal


SERVIÇO
Data: 18/06/2010 - Horário: 19:00
Local: Restaurante Carpe Diem - Endereço: SCLS 104 Bloco D loja 1

Nenhum comentário: