Caros leitores e leitoras.

sábado, 29 de maio de 2010

Banda larga móvel atinge 11% dos assinantes

Do M&M Online

A banda larga via telefone móvel no padrão UMTS-HSPA (3G) é assinada por quase meio bilhão (493 milhões) de pessoas em todo o mundo, segundo os dados da 3G Americas, entidade de operadoras e fabricantes que trabalham com o padrão GSM. Esses assinantes representam 11,4% de toda a base mundial de 4,3 bilhões de usuários de telefonia móvel. As redes baseadas nesses padrões chegam a 346 no mundo, em 148 países, inclusive no Brasil.

Também o padrão LTE (4G) começa a evoluir nas redes das operadoras: já existem 100 operações que começaram a implantar a tecnologia. As primeiras redes comerciais de 4G (exceto o Japão, que usa tecnologia 4G própria) já foram lançadas pela TeliaSonera nos mercados da Finlândia e Suécia. Brevemente, mais 60 anúncios devem ser feitos no mundo inteiro.

Apenas no primeiro trimestre deste ano, a banda larga móvel registrou expansão de 81% nas três Américas. Esse crescimento se deve, sobretudo, à expansão do parque de usuários que usam banda larga móvel de cartão, no netbook e no smartphone.

Na América Latina e Caribe, o padrão GSM chega a 486 milhões de usuários, dos quais 19 milhões são de assinantes de serviços 3G. Na América do Sul, a mudança de foco das operadoras dos serviços de voz (2G) para serviços de dados (3G) redundou em aumento da base de usuários 3G. A Telefônica, que opera sob a marca Movistar na região (exceto no Brasil, onde detém 50% da Vivo), registrou que os serviços de dados foram os principais responsáveis pelo crescimento da base: o número de assinantes 3G cresceu 2,5 vezes no último ano e chega a 5 milhões no primeiro trimestre.

Também a América Móvil (que controla a Claro e Embratel no Brasil) implantou a rede 3G em 17 países da região e registrou aumento de 28,7% na receita procedente do uso de dados. Na América Latina e Caribe, existem 56 redes comerciais em operação, em 24 diferentes países.

Nenhum comentário: