Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Agenda Digital: investimento na economia digital é chave para futura prosperidade da Europa

Enviado de Lisboa por Martins Morim

De acordo com o relatório da Comissão Europeia sobre a competitividade digital, hoje publicado, a economia digital da Europa está a crescer vigorosamente, disseminando-se por todos os sectores de actividade e chegando a todos os domínios da nossa vida.
As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) impulsionaram metade do crescimento da produtividade na Europa ao longo dos últimos 15 anos. Seis europeus em dez utilizam regularmente a Internet. No entanto, se quiser aproveitar plenamente os benefícios potenciais da economia digital, a Europa deve intensificar os seus esforços e oferecer uma banda larga de débito mais elevado e uma Internet em que as pessoas confiem, melhorar os níveis de competência dos cidadãos e estimular ainda mais a inovação nas TIC.
A Comissão Europeia vai propor medidas específicas nestes domínios com a sua Agenda Digital para a Europa, um dos emblemas da estratégia Europa 2020, a lançar em breve.

Motor-chave da economia
O relatório identifica o sector das TIC como um dos motores-chave da economia europeia. Desde 1995, as TIC impulsionaram metade dos ganhos de produtividade na União Europeia, graças ao progresso tecnológico e aos investimentos no sector.
Os dados relativos a 2004-2007 indicam que este investimento começou, mais recentemente, a gerar ganhos de eficiência no resto da economia. O valor acrescentado do sector das TIC na economia europeia é de cerca de 600 mil milhões de euros (4,8% do PIB).
O sector justifica 25% dos investimentos comerciais totais em I&D na UE. Todavia, os benefícios resultantes das TIC são maiores nos Estados Unidos. A Europa carece de reformas estruturais e de uma agenda digital coerente, para desencadear impactos similares.

Nenhum comentário: