Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Rede Nacional de Comunicação Pública leva TV Brasil a 100 milhões de brasileiros

No dia 3 de maio começa a transmissão simultânea da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Formada pelos quatro canais próprios da EBC, por sete emissoras universitárias e por 15 emissoras públicas estaduais, a rede levará a programação da TV Brasil para cerca de 100 milhões de brasileiros, de 23 estados.
Esse número de canais da rede sobe para 765 já que algumas das parceiras dispõem de redes particulares, constituídas por geradoras afiliadas e retransmissoras próprias. Além dos canais de TV aberta, a TV Brasil também pode ser acessada pelos telespectadores na TV por assinatura e por meio da parabólica (banda C).

TV por assinatura e parabólica

A distribuição da programação dos canais da EBC pelas operadoras de TV por assinatura em todas as tecnologias utilizadas no país é obrigatória. No final de 2009, mais de 6,8 milhões assinantes da TV paga recebiam o sinal da TV Brasil. Na TV a cabo, que detém 61% dos clientes deste tipo de serviço, o sinal da TV Brasil ficou disponível para 98% dos assinantes.
A programação da TV Brasil também é distribuída gratuitamente para quem possui a antena parabólica que capta no satélite Brasilsat C2 o sinal da TV para todo o País.
Hoje a estimativa sobre a quantidade destas antenas varia entre 14 e 20 milhões de equipamentos. De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, dos 10% de brasileiros que declaram assistir a TV Brasil, 42% o fazem pela parabólica, 36% pela televisão aberta e 22% pela TV por assinatura.

2 comentários:

Luiz Carlos Santana de Freitas disse...

Quanta ousadia desse pessoal em proclamarem essas emissoras como "públicas".
Pra mim, essas estatais de público só tem o dinheiro do contribuinte.
Sem conselhos transparentes que garantam a participação de fato de todos os setores da sociedade, essas emissoras não passam de braços da propaganda privada dos governos e governantes de plantão e cabides de empregos de cabos eleitorais e apadrinhados.
Luiz CArlos - Brasília

Chico Sant'Anna disse...

O debate está aberto: as emissoras como TV Brasil, Educativas, Universitárias e vinculadas a fundações podem ser consideradas públicas? Ou são estatais?

dê a sua opinião