Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Livro recupera a História Cultural da Imprensa do Brasil de 1800 a 1900

Vai ser lançado, no dia 25/05, o livro História Cultural da Imprensa – 1800-1900 , de Marialva Barbosa. O livro complementa uma pesquisa sobre os 200 anos da história cultural da imprensa brasileira. Em 2007, também pela Mauad X, foi publicado o volume que se refere ao século XX (História Cultural da Imprensa: Brasil – 1900-2000) e agora, em 2010, Marialva Barbosa oferece aos leitores os primeiros anos da imprensa no Brasil, no século XIX.
Com revelações instigantes, como o capítulo referente aos escravos e à leitura, o volume sobre os anos 1800-1900 nos oferece “uma história viva e vibrante”, como assinala Marco Morel, que assina o prefácio:
“Estamos convidados a redescobrir e reconhecer um século XIX, do nascente ao poente, que faz parte de nossa trajetória coletiva em permanente construção”.
Este livro torna-se fonte de consulta obrigatória para os que, de fato, querem conhecer a história dos impressos do século XIX e, sobretudo, para os que pretendem ir além dos lugares comuns, conhecendo a realidade em torno dos múltiplos atores dos periódicos desse século e de seus possíveis leitores, mais diversos do que até então se acreditava.

2 comentários:

Rádio Promove disse...

caro professor, meu nome é Luiz Otávio Correa, leciono nas Faculdades Promove de BH e faço parte da lista da rádio. Estamos implementando um Centro de Mídia lá e tomei a liberdade de reproduzir parte da chamada para o livro no Blog e disponibilizar o link para o Blog do senhor logicamente.
Peço que o visite,se puder.

centrodemidiapromove.blogspot.com

Desde já agradecido, Luiz Otávio Correa

Chico Sant'Anna disse...

Caro Otávio, fique a vontade em utilizar as notas do blog - sempre com enlaces para o blog - As manchetes do blog antes eram enviadas a todos os membros da lista de pesquisadores de rádio. Mas alguns acharam que estava entulhando as caixas e por isso foi suspenso.