Caros leitores e leitoras.

sábado, 17 de abril de 2010

Brasília: patrões se negam a repor perdas salariais

Do Sindicato dos Jornalistas do DF

Na reunião realizada na quarta-feira, dia 14/4, na sede do Sindicato dos Jornalistas do DF, os representantes patronais negaram qualquer possibilidade de recuperação de perdas acumuladas, calculadas pelo Diéese em 10,32% nos últimos dez anos, e muito menos admitem qualquer ganho real. A comissão de negociação dos jornalistas rebateu essa postura das empresas e reafirmou a necessidade da unificação do piso salarial da categoria, em R$ 2.060,25. Nossos pisos em relação ao salário mínimo desvalorizaram, em muito, ao longo desses últimos dez anos. Enquanto em 2000 nossos pisos representavam, em média, 5,8 salários mínimos, hoje representam apena três salários mínimos.
A proposta dos jornalistas incluiu este ano um reajuste de 5,72% (Índice do Custo de Vida do Dieese, cheio) mais ganho real de 5%, correspondente ao crescimento do faturamento da publicidade dos meios de comunicação em 2009, mais 10,32% para recuperar as perdas acumuladas entre 2000 e 2009.

Censo étnico-racial

Também foi amplamente debatida a cláusula que prevê censo étnico-racial, de gênero e orientação sexual nas redações. Como também não houve consenso quanto à redação da cláusula, o tema voltará ao debate na próxima reunião a ser realizada no dia 28 de abril, às 14h, na sede do sindicato patronal.
A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas introduziu também o debate sobre a cláusula do banco de horas. Como há muitas empresas que não controlam adequadamente esse banco de horas, causando enormes prejuízos especialmente aos repórteres fotográficos e cinematográficos, a intenção do SJPDF é eliminar essa cláusula da nossa Convenção Coletiva. Esse assunto também voltará a ser discutido na próxima reunião.
Nas negociações, os jornalistas de Brasília foram representados por Romário Schettino, presidente do SJP-DF,acompanhado pelos diretores Paulo Miranda, Trajano Jardim, Antônio Carlos Queiroz, Renato Araújo e Sionei Leão, a advogada Lícia Paiva e o assessor do Dieese, Osmar Ferreira, e Juliana Nunes e Jacira Silva, da Cojira.
Do lado dos patrões, participaram o presidente do sindicato, Mauro Cirilo da Cruz, as representantes do Correio Braziliense, Carmela Marques e Denise Andrade; Daniel Iani e representantes das Organizações Globo.

Nenhum comentário: