Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 26 de março de 2010

TV Digital: Equador oficializa opção pelo padrão nipo-brasileiro

Do Telaviva news

O Equador oficializou a adesão ao padrão ISDB-T de TV digital. Vale lembrar, em maio de 2009 o presidente Rafael Correa se manifestou publicamente em favor da adoção do padrão nipo-brasileira, que era tida como certa desde dezembro daquele ano, dependendo ainda de algumas negociações. O Equador é o sexto país da América Latina a adotar o padrão, juntando-se ao Brasil, a Argentina, o Chile, o Peru e a Venezuela.
O ministro de Telecomunicações do Equador, Jorge Glass, e o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações do Brasil, Roberto Pinto Martins, assinaram em Quito um memorando de cooperação entre os dois países para a implantação da TV Digital aberta no país vizinho. Segundo comunicado do Minicom, o governo japonês também firmou um protocolo para ajudar na implantação do sistema.
O governo brasileiro mantém negociações com outros países latino-americanos, como Cuba, Costa Rica e Uruguai. Este último, vale lembrar, oficializou em 2007 sua decisão pelo padrão DVB-T. O jornal local El País veiculou notícia no dia 20 de março afirmando que a decisão ainda pode ser revertida.
Para incentivar a revisão da decisão pelo padrão europeu, o governo brasileiro acenou com financiamentos. Além disso, a fabricante mineira de transmissores Linear também anunciou planos de ter uma fábrica no país vizinho.

Nenhum comentário: