Caros leitores e leitoras.

sábado, 6 de março de 2010

TV Brasil chega a 22 milhões de pessoas

A TV Brasil anunciou que já chega a 22 milhões de brasileiros. Mas este feito só está sendo possível graças a convênios e contratos com emissoras públicas estaduais e até emissoras privadas.
Para quem não sabe, a TV Brasil só tem emissora própria no Rio de Janeiro e São Luís, da extinta TVE, e em Brasília, com a antiga TV Nacional, e uma repetidora em SP.
É um espanto que o Estado brasileiro, que é o poder concedente dos canais de rádio e TV não tenha condições de dotar a única rede pública do país de pelo menos um canal em cada estado da federação. Esmissoras do Legislativo e do Judiciário estão sendo instaladas em várias capitais estaduais. Por que nao fazer o mesmo com a TV Brasil?
Num esforço, à la jeitinho brasileiro, a EBC já assinou convênios com a TV Thathi, de Ribeirão Preto; a TV Aperipê, de Sergipe; a TV Educativa, da Bahia, a TV Universitária, de Pernambuco, a TVE de Alagoas (Instituto Zumbi dos Palmares) e a TV Brasil Pantanal, do Mato Grosso do Sul. Estão prontos para serem assinados acordos com a TV Cultura, do Amazonas; Rede SAT, de Tocantins, e a TV Universitária do Mato Grosso.
Outras emissoras públicas estaduais, como a TV E do Rio Grande do Sul, têm se recusado a firmar o convênio. Algumas, mesmo enfraquecidas estruturalmente em seus estados, alegam que não querem fortalecer a "TV Lula".
A partir de abril, a TV Brasil promete chegar a dez cidades da região do Vale do Paraíba, mas para isso, foi necessário um acordo com a Rede Mundial de Televisão, de São José dos Campos, que retransmitirá para dez cidades da região do Vale do Paraíba a programação da TV Brasil. A emissora é vinculada à Fundação Paiva Netto da LBV - Legião Brasileira da Boa Vontade.
O acerto foi formalizado na sexta-feira (5/3), em São Paulo. De acordo com o contrato, a Rede Mundial entrará em rede nacional com a TV Brasil para a transmissão da programação e noticiário por meio do canal 11 (VHF).
O contrato terá duração de dez anos, podendo ser prorrogado. O documento não cria qualquer associação jurídica entre as partes, que continuam mantendo sua autonomia e independência.
A rede pública de comunicação, através do sinal da TV Brasil, já alcança 24 estados da Federação em transmissão aberta e fechada, nos sistemas digital e analógico. O objetivo da EBC é chegar a todo o país.

Nenhum comentário: