Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 10 de março de 2010

El Salvador discute projeto de lei de acesso a informações públicas

do Blog de Notícias JORNALISMO NAS AMERICAS

O governo de El Salvador convidou universidades, empresas, funcionários públicos e especialistas estrangeiros, entre outros grupos, a enviarem contribuições ao projeto de lei de acesso a informação e às reformas da lei de ética governamental que tramitam na Assembléia Legislativa, informou o jornal La Página.

Os proponentes do documento original criticaram a "falta de vontade política" dos legisladores para aprovar uma norma obrigando os funcionários públicos a prestarem conta de seu trabalho e a divulgarem informações públicas, afirmou o diário El Salvador.

Entre as promessas de campanha do presidente Mauricio Funes estavam a maior transparência no governo e o fim do secretismo. Mas um editorial do jornal El Faro critica a ausência de reformas importantes nessa área desde que Funes assumiu o governo, há oito meses. “Funes demonstrou que não tem vontade de aprovar uma lei de transparência e acesso a informação, ou sequer para prestar contas de seus próprios gastos com publicidade", diz o editorial.

Nenhum comentário: