Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Direitos autorais: Ecad anuncia recorde na distribuição de direitos em 2009

Do Tela Viva news

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou os resultados da distribuição de direitos autorais em 2009. Segundo a entidade, a distribuição de direitos bateu recorde no ano, sendo 17,06% maior que em 2008, totalizando cerca de R$ 318 milhões e beneficiando 81.250 titulares. Entre 2000 e 2009, a distribuição dos direitos autorais deu um salto de 278%.
A arrecadação cresceu, segundo o Ecad, de forma mais significativa em alguns segmentos, entre eles o cinema. Os setores que apresentaram aumento foram o de direitos gerais (sonorização ambiental) com 25,6%; música ao vivo (23,56%); festa junina (18,96%); cinema (18,81%) e; shows e eventos (17,35%).
Segundo o escritório de arrecadação, o aumento também se deu por conta do aumento do cadastramento de novos usuários de música; o fechamento de acordos com grandes redes de lojas; investimento em novas soluções tecnológicas que aprimoraram a arrecadação e distribuição de direitos autorais; manutenção do trabalho de comunicação dirigida aos usuários de música e foco na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral. Além disso, outro fator apontado pelo Ecad para o aumento na distribuição de direitos foi "o positivo desempenho da instituição contra os usuários inadimplentes na esfera do Judiciário.
Os valores arrecadados em vitórias judiciais chegaram a aproximadamente R$ 82,3 milhões em 2009, com destaque para as conquistas obtidas contra a rede de televisão Bandeirantes e as TVs por assinatura Sky, TVA SP, Net Rio de Janeiro e Net Santa Catarina, além de vitórias contra conhecidas casas de shows, hotéis, estabelecimentos comerciais e cinemas".

2 comentários:

De acordo com disse...

Oi...
Gostei do teu blog, interessante...
Estás linkado na 'blogosfera' do DE ACORDO COM.
Abs!

Chico Sant'Anna disse...

De acordo, de acordo.
Pq nao se insvreve dentre ps seguidores?
Grato pelocomentarios, repasse para suas listas