Caros leitores e leitoras.

domingo, 21 de março de 2010

Comunicação legislativa: C-Span disponibiliza na web 23 anos de arquivo

Do Blog de Notícias Jornalismo nas Américas

O canal de TV americano C-Span, operado por uma fundação mantida pelos operadores privados da cabodifusão e que tem como missão transmitir os trabalhos legislativos norte-americanos (uma espécie de TV Senado) colocou na rede seus arquivos de vídeo, no site C-SpanVideo.org, oferecendo aos usuários o acesso gratuito a 23 anos de histórias, cinco administrações presidenciais e mais de 160 mil horas de filmagem, informou o New York Times.
“Provavelmente, nenhuma outra rede de TV a cabo ofereceria seus preciosos arquivos na internet", diz o jornalista Brian Stelter, do NYT. "Mas a C-Span é única, uma criação da indústria de TV a cabo que registra todas as sessões do Congresso, todas as coletivas de imprensa da Casa Branca e outros atos oficiais de Washington.
Um diretor da C-Span diz que o arquivo tradicionalmente se pagou sozinho, em parte através da venda de vídeos e DVDs a jornalistas, estrategistas de campanhas políticas e outros profissionais, mas as vendas diminuíram quando as pessoas passaram a ter acesso a vídeos online. A C-Span espera que a ferramenta de busca irá dar conta de satisfazer a demanda crescente, diz Stelter.
Como anuncia Brian Lamb, criador da C-Span: “Os jornalistas irão se deleitar com o material.”

Nenhum comentário: